[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Curso de Formação em Tutoria do Programa Formação pela Escola teve encerramento na manhã desta quinta-feira, 29, no Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto. Participaram do curso 53 representantes do total de 70 municípios que aderiram ao programa. O Formação pela Escola é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde), com o objetivo de fortalecer a implementação do programa nos municípios em atendimento às demandas do Plano de Ações Articuladas (PAR). O curso teve início no dia 29 de julho passado.

Segundo a coordenadora Estadual do Programa Formação Pela Escola, Tânia Maria Oliveira Lima Carvalho, o curso objetivou a formação dos tutores em cada município sergipano. “Neste encerramento procuramos fazer uma avaliação das ações que são empreendidas nas escolas. Além disso, realizamos neste encerramento uma oficina, em que cada município vai elaborar um plano de ação de acordo com o cronograma de atividades apresentado pela coordenação estadual”, disse.

Para a multiplicadora Paula Patrícia Santos Oliveira, técnica do Setor pedagógico de gestão democrática da Seed, responsável pela capacitação de 53 tutores no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, “a experiência foi muito rica porque proporcionou a interação, o relato de vivências e discussões em relação à ação do tutor em seus municípios visando ao conhecimento da gestão dos recursos destinados à educação”, destacou.

Tutores

Para Sérgio Sá, tutor representante do município de Itabi, o trabalho durante o curso foi muito importante porque ajudou na organização orçamentária da educação. “Vamos detalhar os orçamentos, como transporte, alimentação, entres outros, que recebem recursos do Fundeb. As ações são muitas, o planejamento e avaliação no controle social são fundamentais para a melhoria da educação”, frisou.

José Barros dos Anjos, tutor representante do município de Santa Rosa de Lima, ressaltou a ação que ele irá desenvolver como tutor junto à comunidade do município. “Formaremos cursistas dentro da comunidade escolar que ficarão responsáveis juntamente conosco em acompanhar, controlar e fiscalizar as ações e os recursos empreendidos nas escolas”, disse.

Formação pela Escola

O Programa é voltado para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada. Consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.

Com pouco mais de cinco anos, o Programa possibilitou aos seus cursistas conhecimentos acerca do Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Transporte Escolar, Programa de Alimentação Escolar, Programa do Livro, do Fundeb, e ainda orienta a respeito do Controle Social para Conselheiros. Tais conhecimentos foram fundamentais para importantes intervenções registradas nos municípios, o que resultou na correção das ações de execução financeira do Fundeb, Pnae, PTE, PLI, entre outros.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.