[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Programa Cidadania e Paz nas Escolas, realizou na manhã desta quarta-feira, 31, no auditório da Escola Estadual 15 de Outubro, uma palestra sobre sexualidade. O evento foi comandado pelo médico Almir Santana, gerente estadual do Programa DST/Aids, que abordou junto aos estudantes dos 7º e 8º anos questões como gravidez na adolescência, formas de contágio de doenças sexualmente transmissíveis, preconceito e discriminação. Os alunos ficaram atentos à palestra.

Almir Santana elogiou essa iniciativa da Seed em levar o assunto tão importante para a escola. “É louvável essa ação que a Secretaria Estadual de Educação está fazendo, pois a escola é um local de formação e conscientização. Hoje, os jovens começam sua vida sexual cada vez mais cedo, e temos que deixar de lado os preconceitos e informar a esse público maneiras de evitar uma gravidez indesejada e de contrair doenças. É preciso que o jovem tenha uma vida saudável com informação para seguir em frente em sua fase de estudante, se preocupando apenas em estudar e aprender”, declarou o médico.

Conscientização

Por essa razão, os alunos prestaram bastante atenção às palavras proferidas pelo doutor Almir, a exemplo da aluna Jéssica Santos. “O adolescente tem que se preocupar com os estudos para vencer na vida. Por isso devemos ter muita informação para não tomarmos nenhuma decisão precipitada e comprometer nossa juventude com uma gravidez indesejada, ou ser vítima de uma doença”, disse a estudante.

Essa também foi a opinião do estudante Luiz David Santos, que aprovou a maneira como o assunto foi abordado por Almir Santana. “Gostei muito da maneira como ele passa a informação. Ele fala diretamente para o jovem de uma forma clara e sem preconceito. Foi muito bom”, revelou o aluno.

A estudante Beatriz Feitosa disse que a palestra do médico serviu para discutir sobre um assunto que ela não costuma conversar em casa. “Nossos pais muitas vezes têm vergonha de falar sobre sexo e a gente fica cheia de dúvida e não tem a quem recorrer. Esse bate-papo foi ótimo e espero que aconteça mais vez aqui na escola”, disse Beatriz.

Os professores também gostaram da palestra. “Gravidez na adolescência, infelizmente, é uma realidade com que nós educadores deparamos sempre. Palestras como estas enriquecem ainda mais os trabalhos que realizamos na escola sobre o tema, informando e alertando o jovem”, disse a professora Sandra Andrade.

A professora Nadja Bispo, técnica pedagógica do Programa Cidadania e Paz nas Escolas, garantiu que ações como esta acontecerão em outras escolas da rede estadual de ensino. “Temas como sexualidade, violência na escola, bullying, dentre outros, serão levados em várias unidades escolares por meio do programa. Esses assuntos são necessários, pois são voltados diretamente para as crianças e adolescentes que passam a refletir e buscar meios para viver em harmonia tanto na escola quanto em sua vida social”, ressaltou a professora.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.