[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu na manhã desta terça-feira, 26, representantes dos 75 municípios sergipanos para elaborar a programação da 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza. Na oportunidade, foi feito um debate  sobre os resultados da vacinação de rotina em 2012. Este ano, com o tema “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a campanha ocorrerá entre 15 e 26 de abril.

No dia 20 do mesmo mês, sábado, ocorre o ‘Dia D’ da vacinação, onde todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado estarão abertas. O público alvo da campanha abrange  idosos, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer período gestacional, puérpera com até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde que trabalham em unidades que atendem pacientes com influenza, povos indígenas, população carcerária e portadores de doenças crônicas.

Dentre as doenças crônicas que receberão a vacina estão os portadores de doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, pessoas com baixa imunidade,obesos e transplantados. A meta é vacinar 80% das populações alvo, o que corresponde a 280 mil pessoas.

“Para realização da campanha, o Ministério da Saúde enviou 380 mil doses da vacina, que serão distribuídas para as 350 Unidades Básicas de Saúde de Sergipe”, contabilizou Sândala Teles, coordenadora do programa Estadual de Imunização.

Para a coordenadora do Programa de Imunização de Pedra Mole, Adriana Celestino, é preciso que exista um planejamento dos municípios para a realização da campanha. “Fazemos um senso municipal, por área, da população que tem que ser vacinada. A partir disso, é contabilizado o número de pessoas vacinadas e se faltar alguém, faremos a busca ativa”, disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.