[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), órgão parceiro da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), vem realizando estudos e pesquisas, de natureza multidisciplinar, voltados para a melhoria e o desenvolvimento das condições sociais, econômicas, educacionais e culturais no município de Santa Luzia do Itanhy e região. Com sede nesta localidade, o IPTI tem evoluído bastante em suas ações e agregando cada vez mais as chamadas tecnologias sociais. A mais recente iniciativa da organização foi a construção da Biblioteca de Artes Visuais Luminescência, inaugurada no último sábado, 27, no povoado do Crasto. A inauguração contou com a apresentação de dois contadores de estórias para as crianças.

A biblioteca conta com quase mil livros, especialmente na área de artes visuais. Segundo o responsável pela área de Relacionamento Institucional e Novos Negócios do IPTI, Saulo Barretto, por estar localizada ao lado de uma escola infantil do Crasto, o esforço agora será ampliar o acervo de literatura infantil. “Além disso, criaremos atividades de integração dos alunos e professores deste colégio com a Luminescência”, completou.

Saulo informou ainda que o acervo da biblioteca está todo cadastrado no sistema Biblivre – um software para catalogação e difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas de variados portes – e em breve será possível consultá-lo através do site do IPTI. “Logo também vamos lançar o blog Luminescência, para registrar e documentar as atividades da casa de cultura do Crasto”, afirmou.

Denilma Conceição Santos, moradora do Crasto, que ficará responsável pela gestão da biblioteca, explicou que está muito feliz com a ação realizada em seu povoado e garantiu desempenhar um excelente trabalho para ajudar no desenvolvimento do seu povo. “Eu participei de uma seleção. Fiz uma prova de redação e fui escolhida. Fiquei muito satisfeita, porque vou poder contribuir de alguma forma com a minha comunidade. Aprendi muito com o curso de auxiliar de biblioteca que me ofereceram e estou agradecida. Essa biblioteca será um incentivo à arte, que antes não tínhamos. Estamos cadastrando os livros e fazendo a divulgação nas escolas, em seguida abriremos ao público. Estão todos muito ansiosos”, revelou.

CVT

De acordo com a conselheira suplente da Sedetec no IPTI e diretora do Departamento Técnico da Sedetec, Sudanês Pereira, Biblioteca de Artes Visuais Luminescência irá fazer parte do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Sergipe, que é uma unidade de ensino e de profissionalização, voltado para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.

“Assim vai permitir que a comunidade tenha acesso às atividades de cultura e economia criativa que o IPTI pretende dar continuidade nas ações que ele vem desenvolvendo no Crasto. As obras do CVT deverão iniciar ainda no primeiro semestre deste ano, com o apoio do BNDES e da Sedetec”, disse Sudanês, ressaltando que montar a Biblioteca Luminescência foi possível graças ao apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo de Sergipe e da Associação das Bibliotecárias de Sergipe, que realizou o curso de qualificação e apoio à catalogação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.