[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde desta quinta-feira, 30, o Governo de Sergipe entregou ao povoado de Lagoa dos Tamboris, no município de São Miguel do Aleixo, uma realização que correspondia à mais urgente reivindicação da localidade: o sistema de abastecimento de água. Constituído por 14.783 metros de tubulação, a estrutura foi realizada a partir da aplicação de R$1.700.000,00 em recursos estaduais. A entrega foi conduzida pelo secretário de Estado da Articulação Política de Relações Institucionais, Francisco dos Santos, que representou o governador do Estado.

O sistema de abastecimento do povoado Lagoa dos Tamboris é municiado pelas águas do rio São Francisco, distante cerca de 100 km da região. De acordo com o diretor-presidente da Deso, Max Montalvão, o projeto de abastecimento do local também inclui a realização de derivação para os povoados vizinhos de Cachoeira e Riachão. Também foi anunciado no evento que a estrutura de abastecimento prevê ainda a implantação de uma Estação Elevatória com dois conjuntos de motobombas para atender aos povoados de Riachão, Cachoeira e do próprio Lagoa dos Tamboris.

Durante a solenidade, o secretário Francisco dos Santos ressaltou o compromisso do Estado com o fornecimento de água dos povoados. “Esta não é a primeira e nem será a última ação do Governo na área do abastecimento. Dezenas de povoados já foram beneficiados. Há alguns dias, entregamos só em Itabaiana o abastecimento de nove deles. Isso reflete uma verdadeira inversão de valores desta gestão em relação às demais. Se nos outros governos, tínhamos obras faraônicas, no atual temos grandes obras estruturantes e, sobretudo, realizações que atendem às verdadeiras reivindicações do povo”.

A prefeita do município, Maria de Oliveira Lima da Cruz, externou sua satisfação com a obra. “Em 2009, o Governo se comprometeu a trazer água para Lagoa dos Tamboris. Uma promessa que na verdade já havíamos ouvido várias vezes e que perdurou pela administração de vários governadores. Mas foi este ano que o presidente da Deso me comunicou que já iriam começar as obras na região, e aqui estamos para finalmente entrega-la. Essa realização, que já é a terceira obra entregue pelo Estado só nesse povoado, corresponde a um sonho realizado”, disse. As demais obras do Estado em Lagoa dos Tamboris citadas pela prefeita são uma Clínica de Saúde da Família e uma quadra de esportes.

Max Montalvão, diretor presidente da Deso, destacou a complexidade subjacente à simplicidade de se levar água para uma torneira. “Não conseguimos atender esse povoado apenas trazendo 15 km de tubulação para cá. Essa realização se deve principalmente a uma obra imensa, concluída neste Governo e em plena operação, que é a adutora do semiárido. É essa estrutura que está nos permitindo fornecer água do rio São Francisco para todo o semiárido sergipano e que permitiu que trouxéssemos água para esta localidade. A população, assim, pode estar certa de que esta inauguração é um momento singular e que orgulha a todos nós da Deso”.

Presenças

Também prestigiaram a entrega do sistema o secretário de Estado da Comunicação, Francisco Ferreira; o diretor técnico da Deso, Juarez Carvalho e diversos vereadores e secretários municipais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.