CONHEÇA NOSSA LOJA!
Governo e Ministério planejam parceria para fortalecer economia solidária

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária adjunta da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Maria Luci Silva recebeu na manhã desta quinta-feira, 28, o diretor de fomento à Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Vital Filho e representantes do Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), para planejar o início do Circuito Integrado de Cooperação e Economia Solidária no estado de Sergipe.

Na ocasião o representante do MTE visitou a Feira da Agricultura Familiar da Seides, que já funciona de acordo com o plano de comércio justo e consumo solidário para impulsionar a inclusão econômica no estado. Também foram tratados os conceitos de Economia Solidária e suas características para a criação de uma nova lógica de desenvolvimento sustentável.

Segundo a secretária adjunta, a intenção do Governo de Sergipe é contribuir para o funcionamento e êxito desse projeto, além de unir novos parceiros. “O importante é a gente se reconhecer, saber o que podemos fazer. A Seides está aberta para dispor de técnicos e seguirmos avançando com o projeto da Economia Solidária. Estamos prontos para isso”, comunicou Maria Luci.

O diretor de fomento à Economia Solidária, Manoel Vital Filho assegurou que essa é a primeira de uma série de reuniões que acontecerão no estado para juntar executores de políticas focados no projeto. “A gente acredita que juntando nossas ações conseguiremos atrair outros parceiros para financiar e apoiar os empreendimentos econômicos do estado de Sergipe”, disse.

Sobre as cooperativas ele comentou que estas são a base da Economia Solidária. “São elas que a gente acredita ser, juridicamente, mais adequadas para trabalhar com a Economia Solidária. Visto que na sua concepção são organizações econômicas sem fins lucrativos, elas conseguem conciliar o lado social e o lado econômico de maneira harmônica”, concluiu.

Projetos vinculados

O representante do Icoderus, Alex Sandro Chagas explicou a contribuição das cooperativas de transporte para o desenvolvimento sustentável, que constitui parte do Circuito de Cooperação. Além de trabalharem para o translado dos alimentos produzidos pelas cooperativas de agricultores familiares, algumas possuem projetos para reciclagem de pneus.

“Os pneus dos ônibus que eles vêm acumulando ao longo do tempo vão sendo transformados em estacas para fazer cercas, que têm uma durabilidade de 20 anos. É um produto totalmente sustentável com uma durabilidade muito maior do que a madeira utilizada hoje”, falou.

Outro projeto de cooperação entre agricultores e demais parceiros é a compostagem, técnica usada para controle de decomposição de matérias orgânicas e produção de húmus. Nela todo resíduo sólido produzido nas indústrias será transformado em adubo orgânico para ser repassado para o agricultor familiar.

Demais presenças

Também participaram da reunião a deputada estadual Conceição Vieira; Humberto Oliveira, da Fundação Branco do Brasil; a representante do Icoderus, Josefa Kátia Mecenas; a engenheira agrônoma da Seides, Marília Cavalcante; a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Dsan), Rosane Cunha; e a diretora do Departamento de Renda e Cidadania, Heleonora Cerqueira.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados