[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes da rede hoteleira, comércio, bares e restaurantes, e da construção civil de Sergipe reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 28, com a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, para discutir as áreas em que há mais necessidade de qualificação profissional para sociedade sergipana economicamente ativa.

Também participaram do encontro o secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas, e do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Zeca da Silva, além da secretária adjunta da Educação, Hortência Maria Pereira Araújo. O encontro reforça o compromisso do Governo do Estado com a integração de políticas públicas de diversas secretarias para beneficiar a população de baixa renda.

Segundo a secretária Eliane Aquino, as capacitações profissionais realizadas pelo Estado serão adaptadas à necessidade de empregabilidade da iniciativa privada. “Nossa intenção é conseguir o maior índice de empregabilidade possível. Com esse trabalho coletivo entre poder público e iniciativa privada, montamos um sistema de integração para o desenvolvimento profissional da população sergipana”, destacou a secretária Eliane Aquino.

Aquino acrescentou ainda que “a intenção da Seides não é saber o número de pessoas capacitadas, mas a quantidade de profissionais que estão no mercado de trabalho, a partir das qualificações profissionais. Para isso, não podemos trabalhar sozinhos”, frisou. “Vamos, inclusive, ampliar esta discussão chamando outras instituições para este trabalho”, acrescentou.

Inclusão produtiva

Na ocasião, os empresários e representantes da iniciativa privada conheceram os principais programas de inclusão produtiva desenvolvidos pela Seides. As próximas reuniões acontecerão com Grupos de Trabalho (GT), que farão um levantamento das principais demandas profissionais em três áreas: construção civil; bares, restaurantes e hotéis; e comércio.

O presidente da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp), Luciano Franco Barreto, parabenizou a iniciativa da Seides e adiantou o interesse em contribuir com a ação. “O Instituto Luciano Barreto Júnior realiza qualificações profissionais dentro dos canteiros de obras. O índice de aproveitamento do aprendizado é muito alto quando a capacitação acontece em seu ambiente de trabalho. Por isso, nos colocamos à disposição com os nossos canteiros”, reforçou Luciano.

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Kátia Pimentel, sinalizou que a rede de hotéis sergipanos precisa de recepcionistas e camareiras qualificadas. “Sergipe é oitavo destino mais procurado do Brasil, no setor turístico. Por isso, sempre precisamos de profissionais bem qualificados para atender o turista”.

O presidente da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes Seccional de Sergipe (Abrasel), Augusto Carvalho, reforçou a necessidade da qualificação para garçons em Sergipe. “O mercado sergipano tem um déficit de garçons qualificados. Os bares e restaurantes contratam profissionais de outros estados para trabalhar. As capacitações são fundamentais para acabar com essa prática.”

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.