CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Apoiar a participação de pesquisadores de Sergipe em eventos de Ciência e Tecnologia (C&T) nacionais e internacionais, assim como a realização de eventos científicos no estado. Estes são os objetivos de dois editais da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), o 02/2009 – Auxílio para Participação de Pesquisadores em Eventos Científicos ou Tecnológicos (Prapec) – e o 03/2009 – Apoio à Realização de Reunião ou Evento Científico e Tecnológico (Praev).

Em sua segunda etapa este ano, os editais contemplaram ao todo 73 propostas. Até o mês de dezembro deste ano serão realizados em Sergipe 23 eventos científicos e 50 pesquisadores sergipanos participarão de eventos de C&T nas mais diversas localidades. Nessa etapa, o Governo do Estado investiu o montante de R$ 182 mil nos dois editais. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob a gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Sedetec), pasta à qual a Fapitec/SE é vinculada.

O diretor presidente da Fapitec/SE, Ricardo Santana, vê com grande otimismo os dois programas. “No ano passado, somando as três etapas do Prapec e do Praev, os editais deram suporte para que pesquisadores sergipanos levassem o nosso nome a eventos realizados em 18 municípios de 12 estados brasileiros, além de 11 países [Argentina, África do Sul, México, Portugal, Peru, Suíça, Rússia, Estados Unidos, Chile, Cuba e Costa Rica]. Em Sergipe, foram realizados 20 eventos científicos, tendo sido aplicado, ao todo, aproximadamente R$ 183 mil nas propostas aprovadas”, diz.

Ainda segundo o presidente, este ano os resultados serão ainda mais expressivos devido ao grande número de propostas que chegam à Fapitec/SE. “Isso é uma prova de que Sergipe tem produção científica de qualidade e que o Estado vem cumprindo o seu papel de ajudar na disseminação dessas informações para o desenvolvimento e bem-estar social”, destacou o Ricardo Santana.

Auxílio

Contemplada pelo Prapec, a professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Samísia Machado aprestará um trabalho no V Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 3 e 6 de novembro. Para a pesquisadora, o apoio da Fapitec/SE se torna fundamental para a participação dos pesquisadores de Sergipe em eventos científicos sediados em outros estados e até fora do Brasil.

“Através do edital 02/2009, temos a oportunidade de divulgar o nosso trabalho. Sem esse apoio ficaria impossível participar de eventos fora de Sergipe, haja vista que os recursos da universidade para esses financiamentos são poucos, se pensarmos no número de pesquisadores que ela possui. Por isso, recursos de instituições de fomento, como é o caso da Fapitec, tornam-se fundamentais para difundir o conhecimento científico produzido em Sergipe”, pontuou Samísia Machado.

Praev

No mês de setembro começam os eventos apoiados pelo Praev, entre eles o 14º Encontro Sergipano de Comunicação, que ocorrerá na Universidade Tiradentes (Unit) de 21 a 25 de setembro. Para o professor Ronaldo Linhares, membro da comissão organizadora do evento e proponente do projeto à Fapitec/SE, Sergipe só tem a ganhar com a implantação de políticas públicas que visem fomentar a ciência e a tecnologia.

“O Estado carece de apoio de políticas públicas que possibilitem seu desenvolvimento científico, a partir do financiamento de espaços democráticos de discussão que apresentem o que está sendo produzido pela academia, como vem sendo feito através do Praev. Tal fomento é importante, sobretudo, para as áreas do conhecimento que empresas não têm o interesse em financiar, como é o caso das Ciências Humanas, por exemplo, que encontra dificuldades em conseguir patrocínio de empresas privadas. O Governo, quando financia esses eventos científicos, dá o respaldo merecido a essas áreas do conhecimento, aos pesquisadores envolvidos, além de fortalecer e popularizar a ciência”, observou o professor.

A apresentação de propostas para a terceira etapa dos editais Praev e Prapec, para eventos que serão realizados de 1º de janeiro a 30 de março de 2010, vai até o dia 3 de novembro deste ano. Os interessados devem consultar o edital no site da Fapitec/SE – www.fapitec.se.gov.br – e levar toda a documentação exigida na sede da instituição, localizada na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, s/n, bloco B, sala 5 – bairro Capucho, Aracaju, até as 13 horas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados