[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), abre inscrições para o processo seletivo do programa Pré-Universitário 2007. Professores estatutários ativos, integrantes do quadro do magistério público estadual e alunos da rede pública de ensino, ou egressos, poderão efetuar suas inscrições seguindo a normas do edital de convocação divulgado pela SEED.

As inscrições para os professores estarão abertas no período de 9 a 16 de abril nas sedes das Diretorias Regionais de Educação e no Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), localizado na rua Dom José Thomaz, no Centro da capital, das 8h às 13h e das 15h às 17h. Na ocasião, cada um deverá fazer a escolha da diretoria onde exercerá suas atividades, bem como a disciplina a ser lecionada. 

Já os alunos deverão se inscrever no período de 17 a 26 e abril, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 13h e das 15h às 19h.  As inscrições para os municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro poderão ser efetuadas no Dase. Nos outros municípios, os candidatos poderão se dirigir às sedes dos pólos localizadas em unidades de ensino de Estância, Lagarto, Itabaiana, Ribeirópolis, Frei Paulo, Nossa Senhora das Dores, Própria, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão e Nossa Senhora da Glória ou nas secretarias Municipais de Educação.

Seleção

Uma das novidades do edital é a seleção dos professores. A Secretaria de Educação, seguindo uma orientação do secretário, professor José Fernandes de Lima, vai utilizar na fase eliminatória o critério da qualificação e da experiência do educador. Além de ter de fazer parte do quadro e de estar em sala de aula, o professor, para integrar a equipe do Pré-Universitário, deverá ser graduado em Licenciatura Plena na área de atuação e possuir carga horária regular nas unidades de ensino da rede estadual. Ele também precisará apresentar carga horária compatível com o horário de funcionamento do Pré-Universitário. 

Os professores que apresentarem diploma de curso de pós-graduação devidamente registrado, em nível de doutorado ou mestrado, na área da Educação ou na área específica a que concorre, e certificado de curso de especialização, também em nível de pós-graduação e com carga horária mínima de 20h, terão maiores chances de serem selecionados. O número total de vagas oferecidas é de 120.

Experiências em docência no ensino médio na rede pública estadual, até o limite de cinco anos, e em cursos de pré-vestibular, até o limite de dois anos, também contarão para efeito de pontuação. Os títulos, segundo o edital, devem ser apresentados em fotocópia autenticada em cartório ou em cópias acompanhadas dos originais.

Sorteio

Novos critérios também estão no edital de convocação dos alunos para o processo seletivo do Pré-Universitário 2007. Ele será realizado por sorteio público de acordo com o número de vagas oferecidas por cada pólo. O sorteio será coordenado por dois representantes da secretaria e dois representantes da comunidade escolhidos na ocasião. 

De acordo com as informações do Dase, não haverá sorteio no pólo em que o número de alunos inscritos for inferior ou igual ao número de vagas, ficando os candidatos automaticamente inscritos no programa. O Departamento de Apoio ao Sistema Educacional informou ainda que a relação dos candidatos sorteados será divulgada na página da Secretaria de Estado da Educação na internet, nos murais dos pólos que fazem parte do programa e em jornais locais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.