CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou na manhã desta quarta-feira, 28, no Teatro Tobias Barreto, da solenidade de comemoração dos 172 anos da Polícia Militar de Sergipe. Durante a cerimônia, o governador destacou o papel histórico da instituição no Estado e reafirmou o compromisso em priorizar a valorização e a modernização da corporação em Sergipe. A cerimônia marcou também a formatura de 193 praças promovidos a cabo e primeiro-sargento e a entrega de 16 viaturas para as polícias Militar e Civil, sendo 13 para a Polícia Comunitária. 

Durante a solenidade, Marcelo Déda afirmou que o Governo do Estado vai investir ainda mais em cursos de formação que valorizem a categoria. O governador anunciou também que o Estado vai elaborar uma nova lei orgânica para reorganizar a estrutura da Polícia Militar, para torná-la cada vez mais profissional e eficiente. ?Vamos encontrar uma forma justa que garanta aos policiais avançarem nos seus direitos de acesso a promoções pelo mérito e competência profissional?. Ele também pediu o reforço da unificação da categoria para o enfrentamento do atual quadro na segurança pública. 

Na cerimônia, que marcou também o aniversário de 11 anos da criação da Polícia Comunitária no Estado, o governador destacou que a entrega de 16 viaturas para a corporação, cinco delas para a Grande Aracaju, sinaliza que uma das prioridades da nova administração é o policiamento cidadão. ?O policiamento integrado à comunidade, que aproxima a polícia da sociedade de uma forma mais humana, é fundamental para que uma política de segurança pública produza bons resultados?, avaliou Déda. 

Também participaram da festa de 172 anos o comandante geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel José Péricles Menezes, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Alberto Sobral de Souza, o secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Pinto, e o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Benedito Figueiredo.

?Não há como escrever a história de Sergipe sem levar em conta a contribuição que a Polícia Militar presta ao nosso Estado. No aniversário da instituição, o Governo do Estado homenageia esta instituição pela qualidade do seu trabalho, pela bravura e pela dignidade dos homens e mulheres que garantem a segurança dos sergipanos?, afirmou o governador.

Valorização

De acordo com o comandante da Polícia Militar, a valorização dos militares faz parte das ações de construção de uma polícia ética, profissional e próxima ao cidadão. ?Estamos trabalhando justamente para fortalecer a inteligência, planejar e investir não só em tecnologia, mas também na auto-estima dos profissionais. Os cursos de formação são essenciais para que os nossos policiais militares tenham um novo olhar sobre a segurança pública, com respeito aos direitos humanos e comprometimento com a comunidade?, disse o coronel Péricles.

Durante a cerimônia foi lido o documento do elogio oficial do governador de Sergipe ao grupo de policiais da Companhia de Choque da Polícia Militar que, no dia 3 de janeiro deste ano, evitou um assalto a um posto de gasolina nas imediações da Universidade Federal de Sergipe. Os sargentos Edson Mercês e os soldados Genival Ribeiro, Anselmo Caetano e Lucival Gomes foram reconhecidos pelo Governo do Estado pela bravura e tratamento humano durante a operação. 

Histórico

Fotos: Márcio Dantas/ASN

A Polícia Militar de Sergipe foi criada em 1835 com o nome de Força Pública, antes mesmo da fundação da capital Aracaju (1845). Em quase dois séculos de atuação, a instituição enviou homens para a Guerra do Paraguai, a revolta de Canudos e a Revolução Constitucionalista em São Paulo, no ano de 1932. Atualmente, a Polícia Militar de Sergipe tem cerca de cinco mil militares.

Também participaram da solenidade no Teatro Tobias Barreto o secretário de Estado da Coordenação Política, Jorge Araújo, o chefe do Gabinete Militar, tenente-coronel Carlos Augusto de Lima Bispo, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo dos Santos Moura, o capitão dos Portos de Sergipe, Mauro Rocha de Araújo, o comandante da 19ª Circunscrição do Serviço Militar (19º CSM), tenente-coronel Otto Amorim de Faria, e o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Sérgio Góes. Prestigiaram, também, membros dos conselhos de segurança comunitários, representantes da Polícia Rodoviária Federal e da Infraero, oficiais e familiares dos militares.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados