[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na noite desta sexta-feira, 28, o governador Marcelo Déda prestigiou a inauguração da primeira Praça da Juventude do país. Com 20.400 m², a estrutura foi erguida no conjunto Augusto Franco, em Aracaju, no mesmo local onde ficava a praça João Goulart, mais conhecida como praça do Cuscuz. Sua finalidade é oferecer à comunidade local um amplo espaço que alie saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades esportivas e socioeducativas diversificadas.

Para viabilizar a novidade, um total de R$ 2,5milhões foi investido, em recursos da Prefeitura de Aracaju e do Ministério do Esporte. A quantia permitiu a construção de uma série de estruturas voltadas à prática esportiva. Entre elas estão uma pista oficial de atletismo e um campo de futebol society, além de quadras de vôlei e tênis, pista de skate e sala de ginástica. No local há ainda vestiários e sanitários, edificação para convivência, espaço para terceira idade, anfiteatro e parque infantil.

“É uma ideia extraordinária: disseminar esses espaços como área para o lazer, o encontro e o esporte. O conceito de praça da juventude é uma ideia forte, para oferecer à juventude um espaço de lazer, para afastar a juventude das drogas, combater a violência, estimular a convivência e a inclusão social dos jovens”, ressaltou o governador do Estado. “Mas será, sobretudo, um lugar de encontro, onde todas as gerações vão se encontrar”, complementou.

Conforme o ministro do Esporte, Orlando Silva, outras comunidades de várias localidades brasileiras com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer também serão contempladas com praças da juventude. “O nome é praça da juventude, mas vai servir a toda a população. Pretendemos construir outras 800 como esta pelo país”, afirmou o ministro, revelando que o Estado de Sergipe deverá ser beneficiado com ao menos nove exemplares.

“Assim estaremos incentivando o esporte, o lazer, a recreação, como forma de ocupar o tempo livre de maneira saudável. O foco está nos jovens, nos jovens de hoje, nos jovens há mais tempo e nos futuros jovens”, disse o ministro do Esporte. Segundo ele, o empenho da Prefeitura de Aracaju foi um fator decisivo para que a capital sergipana conseguisse concluir uma Praça da Juventude antes que todos os outros municípios brasileiros com obras em andamento.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, a estrutura inaugurada tem totais condições de disseminar o interesse pala prática esportiva junto à população. “Aqui nesse espaço poderão conviver todas as pessoas, de todas as idades. Isso também vai possibilitar que tenhamos uma prática de esportes mais constante e organizada. Não é apenas uma praça, é a ocupação de uma área da cidade por um complexo de lazer, cultura, entretenimento e convivência”, colocou o prefeito.

Homenagem

Em meio aos discursos de inauguração da Praça, o ministro Orlando Silva foi homenageado pelo prefeito de Aracaju com a Comenda da Ordem do Mérito Serigy (mais alta honraria do município) no grau Grã-Cruz. De acordo com o governador do Estado, a homenagem é mais do que justa, “pelo que o ministro Orlando Silva tem feito pelo esporte brasileiro; pelo que tem feito pelo Estado de Sergipe e pela cidade de Aracaju, mas também pelo que fez em sua juventude, pela democracia e pela afirmação da soberania do povo brasileiro”, comentou.

Presenças

Além da comunidade local, que compareceu em grande quantidade, dando uma amostra de como será o dia-a-dia na nova praça, também estiveram na inauguração o senador Antônio Carlos Valadares, os deputados federais Albano Franco, Eduardo Amorim, Jackson Barreto e Valadares Filho, o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos e vários vereadores, secretários municipais e de Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.