[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Valorização do sítio urbano do Centro aracajuano, retomada da identidade histórico-cultural da cidade e a promoção de pontos de encontro e lazer. Assim pode ser classificado o trabalho de recuperação da Praça Almirante Barroso, localizada na confluência entre as Praças Fausto Cardoso e Olímpio Campos, e inaugurada pelo governador Marcelo Déda na manhã desta quinta-feira, 1º de julho.

A intervenção permitiu a recuperação do piso em pedra portuguesa; restauro da iluminação, monumentos, chafariz e elementos artísticos; colocação de piso tátil e reforma do museu de rua. O investimento, que chegou ao valor de R$ 881.145,55, complementa as demais obras de valorização da área que compõe um dos mais belos cartões postais de Aracaju, como a recuperação do Palácio-Museu Olímpio Campos e da reforma do prédio da Procuradoria-Geral do Estado. Integra também a nova praça Fausto Cardoso, reformada pela Prefeitura Municipal, e as obras do prédio da Câmara Municipal de Aracaju, executadas pelo próprio órgão.

O governador Marcelo Déda revelou a motivação em inaugurar mais esse patrimônio que dialoga com os trabalhos já realizados e garante a beleza do Centro. “Com a revitalização, a gente dá mais vida a essa área nobre da cidade, proporcionando um espaço de lazer aconchegante e que vai atrair mais turistas. Evidencia ainda o fortalecimento do nosso patrimônio cultural. A nossa história começou por aqui, a partir dos traços do arquiteto Pirro. Resgatar a praça é também resgatar a memória do nosso povo”, argumentou.

“Nós temos uma capital que sofreu muitas agressões ao seu patrimônio, apesar de seus poucos 155 anos. Casarões e casas que tinham traços da história do estado foram destruídos, cedendo lugar a construções mais modernas e descaracterizando aspectos originais. Por isso é que nós buscamos resgatar as tradições da cultura da nossa gente. Esse trabalho tem sido feito não apenas em Aracaju, mas também nas cidades histórias do nosso estado”, complementou o governador.

Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, é inegável que existe ‘um outro olhar’ sobre a cidade, capaz de utilizar as parcerias entre os poderes municipal e estadual a favor da qualidade de vida da população. O mais importante não são as obras, mas o resultado delas para os cidadãos. A parceria com o Governo de Sergipe está mais uma vez atestada com essa bela e imponente praça valorizando o centro da capital. Em nome do povo aracajuano, minhas palavras são de agradecimento”, afirmou Edvaldo.

‘Sergipe Capital’

A recuperação da Praça Almirante Barroso faz parte do projeto Sergipe Capital, lançado há pouco mais de três meses em comemoração ao aniversário de 155 anos de Aracaju. O objetivo maior é preparar a cidade para o futuro, tendo como meta central fazer com que ela seja uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014.

O programa segue em ritmo acelerado, como informa o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa. “A Praça da Liberdade já está concluída. As obras do canal da avenida Juscelino Kubitscheck estão em execução. A Escola de Gestão Penitenciária de Sergipe (Egesp) encontra-se em finalização. As demais obras estão sendo viabilizadas”, informou o secretário.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.