[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na noite desta quinta-feira, 28, véspera do dia dedicado a São Pedro, no ciclo junino, o governador em exercício, Jackson Barreto, percorreu festejos e constatou a animação e alegria nos municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, ao visitar o Forró Caju e o Forró Siri.

O governador em exercício, ao presenciar o início da programação da noite no Forró Caju, relembrou a antiga admiração que tem pelo trabalho do cantor e compositor Flávio José, a primeira atração da noite, a quem definiu como um dos ”maiores poetas da música nordestina e brasileira”.

“Fui um dos primeiros cidadãos a chegar nessa praça hoje para ver Flávio José, já que o considero como um grande poeta do Nordeste. Eu fui o prefeito responsável pela criação do Forró Caju na capital, e o primeiro cantor de fora de Sergipe que contratamos foi justamente Flávio José, que começou a cantar aqui ainda quando o festejo era realizado na praça Fausto Cardoso”, relembrou o governador em exercício.

“Essa é uma festa que alcança proporções gigantescas hoje em dia, e este ano celebra o centenário de Luiz Gonzaga, que é um marco para esta que é uma celebração da nossa cultura e da alegria do nosso povo. A Prefeitura de Aracaju está de parabéns por fazer uma festa tão bonita, coroada de êxito e renomada em todo o Brasil”, registrou Jackson Barreto.

Atrativo

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho, que também prestigiou a noite de festa no Forró Caju, a festa se consolidou como o principal atrativo turístico de Sergipe, neste período, além de representar um diferencial com qualidade e representatividade da autêntica tradição nordestina.

“O Forró Caju se consolidou como o nosso principal atrativo turístico no período junino. É o carro chefe dos festejos, uma festa de renome nacional, e isso é reconhecido pelos próprios artistas que se apresentam aqui. É um evento grandioso, elaborado essencialmente pelo poder público. Temos uma festa ordeira, tranquila, organizada e que atrai um público imenso, nos enchendo de orgulho por sermos sergipanos e recebermos quem nos visita com um atrativo de tanta qualidade como esse”, frisou o secretário.

Diversidade Cultural 

Já a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, que também prestigiou a festa, evidenciou a diversidade e multiplicidade de eventos que marcaram os festejos juninos em 2012. “Tivemos um ano exitoso em que o Governo do Estado e as prefeituras municipais  realizam um festejo junino diverso e que consegue apresentar para os turistas uma variedade grande de manifestações culturais, a começar pela entrada do estado que é a nossa capital Aracaju, onde temos o Arraiá do Povo, organizado por secretarias do Governo do Estado, e aqui, com essa festa realizada pela Prefeitura de Aracaju”, afirmou.

Ainda segundo a secretária Eloísa Galdino, “o Forró Caju é uma marca dos festejos juninos que foi redimensionado na administração do governador Marcelo Déda quando prefeito”.  “Por isso, é sempre uma emoção participar desse evento, sobretudo, em noites gloriosas como as vésperas de São João e São Pedro. Porém, se o turista desejar percorrer o estado, ele encontrará festejos em Itaporanga D’Ajuda, em Nossa Senhora do Socorro, o tradicional São Pedro de Capela, todos nesse final de semana. Para nós, esse é um elemento diferencial do nosso estado que potencializa o turismo, mostra a capacidade que a nossa cultura tem de gerar emprego, renda, movimentando a economia, além de ser um elemento que ratifica a nossa identidade”, justificou a secretária.

Forró Siri

Na sequência, o governador em exercício foi ao Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro, onde foi recepcionado pelo prefeito Fábio Henrique de Carvalho e pôde prestigiar um momento histórico da festa ao atingir seu recorde de público, com mais de 200 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar.

 “Vejo o Forró Siri como uma das mais belas tradições do São Pedro em Sergipe e no Nordeste. Fico feliz em ver a organização, a ampliação e o sucesso dessa festa que a cada ano se supera a partir da competência da prefeitura”, declarou o governador, ao prestigiar a apresentação de uma das grandes atrações da noite, o cantor Luan Santana.

Para o prefeito Fábio Henrique, o Forró Siri já atingiu o patamar de ser uma festa consolidada no “coração do povo”. “Aqui recebemos visitantes de todos os cantos de Sergipe e, especificamente hoje, recebemos o maior público já registrado no Forró Siri, com mais de 200 mil pessoas o que obrigou a Polícia Militar a fechar os portões de acesso. Isso é uma demonstração do sucesso da festa e, o mais importante, mesmo com esse grande volume de pessoas, temos paz, tranquilidade e tudo correndo na mais perfeita ordem. Isto nos deixa satisfeitos, pois a festa atingiu realmente o coração do povo”, salientou o prefeito.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.