[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Gestores e representantes da sociedade civil dos territórios Sul e Centro Sul Sergipano estão participando a partir desta segunda-feira, 3, até o dia 7 de maio, do curso do Programa Nacional de Capacitação (PNC) promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e de execução e coordenação da Secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O evento acontece no Hotel Parque dos Coqueiros.

Durante o credenciamento, que contou com a composição de 18 cidades, ficou decidido que três dos participantes serão indicados pelo próprio município. Assinaram a lista de chamada os secretários municipais de meio ambiente, vereadores e representantes de Ong’s e sociedade civil. Até conclusão do curso, 51 gestores serão capacitados.

Durante o curso de capacitação, onde a programação inclui a aplicação de cinco módulos, sendo um aplicado a cada dia da semana, os participantes acompanham as aulas através de metodologia realizada por meio audiovisuais e expositivos. Nesta segunda-feira, 2, foi iniciado o Módulo I.

Atividades

Após apresentação da importância do Programa Nacional de Capacitação (PNC), momento realizado pelo coordenador geral do PNC Sergipe, e superintendente de Educação e Qualidade Ambiental da Semarh, Lício Valério, deu-se início ao ciclo de palestras do módulo.

Os assuntos de ordem de Legislação Ambiental, que envolvem a Política Nacional e a Estadual do Meio Ambiente, foram algumas das informações passadas pelo chefe da procuradoria jurídica da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Alberto Vinícius de Melo Santos.

De acordo com Alberto, a importância dos gestores estarem cientes do conteúdo que traz as políticas é de permitir que eles entendam melhor o papel do município em todas as questões que envolvem o Meio Ambiente, a exemplo do próprio licenciamento ambiental.

“Entender os objetivos e as diretrizes das políticas do meio ambiente, proporciona ainda uma melhor compreensão daquele que é o órgão que trabalha em função da qualidade ambiental nos municípios, o Sisnama”, explicou o advogado.

No período da tarde, os alunos do PNC irão receber a técnica ambiental da Semarh, Patrícia Souza, que irá falar sobre a importância da aplicação da Agenda da Administração Pública do Estado, a A3P.

Durante o intervalo das palestras, a psicóloga da Semarh, Noêmia Lobão, realizará trabalho de dinâmica de grupo. O módulo I será concluído com o maior aprofundamento sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, na ocasião será apresentado vídeos informativos sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente. Todo esse momento será executado pelo consultor ambiental, contratado pela Semarh, Glauberton Max Alves Costa.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.