[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dando continuidade ao desenvolvimento do projeto “Identidade”, instituído pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, 20 empregadas domésticas receberam hoje, dia 29, certificado de conclusão do curso de arte culinária, depois de 80 horas de aula. A capacitação dessas mulheres possibilitou a geração de emprego e renda, considerando que algumas já constituíram o seu próprio negócio.
Desenvolvido na Casa da Doméstica Dom José Vicente Távora, o curso foi iniciado em agosto deste ano. As aulas foram teóricas e práticas, com a confecção dos alimentos. As mulheres aprenderam desde a manipulação dos alimentos até a ornamentação de mesas. As alunas também obtiveram conhecimentos sobre a preparação de quentinhas, além de terem assistido aulas de relações humanas.
O projeto “Identidade” está voltado para a capacitação de profissionais. Os cursos são oferecidos visando preparar melhor o cidadão para o mercado de trabalho. Ainda, dentro do contexto, os instrutores inserem no conteúdo, disciplinas que buscam elevar a auto-estima dos participantes, mostrando-lhes também, caminhos para desenvolver atividades geradoras de renda. Para tanto, é respeitada a vocação de cada participante.
A presidenta da Fundat, Conceição Vieira, afirmou que algumas domésticas, além de se aperfeiçoarem para melhor desenvolver a profissão, também resolveram montar o seu próprio negócio. “Sabemos de casos em que já estão trabalhando na confecção de quentinhas e que outras uniram-se e montaram lanchonetes. Para nós, esse resultado é gratificante”.
“A gente incentiva as pessoas a criarem a sua própria fonte de renda e, para tanto, além de orientar, também as capacitamos nas mais diversas áreas. Desta vez encerramos mais um curso de arte culinária”, destacou a secretária.
Em todos os cursos aplicados pela Fundat, são ministradas aulas de relações humanas e relaxamento. “Nós mostrarmos a importância do bom relacionamento no ambiente de trabalho para que os dias sejam mais produtivos. Saber conviver em harmonia é importante, bem como se faz necessário ir em busca de novos horizontes”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.