[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Centenas de funcionários da rede municipal participaram semana passada do I Encontro de Formação dos Conselheiros Escolares, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), bairro Siqueira Campos. A vontade de aprender, interagir e de sentir-se parte fundamental na evolução da Gestão democrática nas escolas municipais impulsionou a participação dos convidados.

“Nós estamos apresentando vocês à Gestão Democrática. É hora de vocês se envolverem na administração da escola e se sentir parte integrante do gerenciamento educacional”, declarou a secretária de Educação, Rosangela Santana, em discurso de abertura e apresentação do evento.

Ainda sobre a organização da escola, a secretária enfatizou que todos que fazem parte da instituição são educadores, e que dessa forma se faz mais que necessária a união para a organização. “O conselho escolar é uma opção. Então, precisamos implementá-lo unidos. Vocês foram eleitos, estão respeitando a portaria. A representação tem peso igual para alunos, pais, funcionários e professores. Não há razão para abdicar do poder de fazer a diferença”, enfatizou.

A palestrante Ivanete dos Santos Bonfim, diretora do setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi a responsável pela interação com o público, tornando a captação das informações ainda mais prazerosa. Em um quadro branco, foram postadas estrelas vermelhas, representando os passos que deveriam ser respeitados para a implementação da Gestão Democrática, visando ações que transformem as escolas de hoje, em escolas de qualidade.

“Uma escola cidadã, participativa, prazerosa, com direção colegiada, onde todos possam participar. Uma escola que respeita a experiência do aluno e que visa a educação geral, essa é a escola sonhada pela Secretaria Municipal de Educação”, afirmou Ivanete.

Aproveitando os esclarecimentos da palestrante, a secretária Rosangela Santana, que permaneceu durante a palestra, proferiu ainda umas palavras de motivação aos participantes. “A riqueza que nós temos é o nosso conhecimento. Precisamos dar a nossa última gota de sangue para afastar as crianças do crime. Para resgatar nossos meninos. Para transformar a nossa escola no reino do céu”, disse.

Os participantes ainda ouviram o coordenador de Gestão Escolar, Adelmo Menezes. Delimitando os direitos e os deveres, além dos benefícios dos servidores públicos, ele demonstrou a grande responsabilidade social incutida na proposta.

O I Encontro de Formação dos Conselheiros Escolares ocorrerá está acontecendo desde o dia 26 de setembro e vai até 4 de outubro, no Cemarh. O próximo encontro será no dia 3, sexta-feira, das 14 às 18h, com coordenadores Gerais e professores da rede municipal.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.