[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A participação de Sergipe na 35ª Exposição de Turismo e Congresso Brasileiro de Agencias de Viagens – Feira das Américas (Abav) 2007, no Rio de Janeiro, foi um sucesso. O evento, considerado o mais importante do turismo não apenas do Brasil, mas das Américas e que está entre os principais eventos turísticos do mundo, foi aberto pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, na última quarta-feira, 24.

Nesta edição, a Feira das Américas reuniu cerca de 700 empresas dos diversos segmentos do turismo do Brasil e Exterior, além 32 delegações estrangeiras. No local, 25 mil metros quadrados que formam o imponente centro de convenções do Riocentro, o visitante teve contato com estandes de companhias aéreas, redes hoteleiras, representações de destinos turísticos, locadoras de automóveis, empresas de assistência ao viajante e de tecnologia, entre tantas outras oportunidades de trabalho e aproximação com fornecedores.

Ao todo, entre agentes e expositores, a ABAV 2007 contou com 23.701 inscrições. O grande destaque foi o número de inscrições de agentes de viagens, para quem a feira é direcionada. Este ano foram 10.444 participantes, contra 8.989 do ano passado, um aumento de 16,2% no número de participantes.

Sergipe ocupou um estande de 172 metros quadrados. Durante a Feira das Américas, o potencial turístico e cultural da capital sergipana foi divulgado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).

Lucimara Passos, presidente da Funcaju, ressaltou a importância da participação da capital sergipana na Feira. “Aracaju é a porta de entrada do turismo em Sergipe, estamos divulgando nossas potencialidades, belezas naturais, infra-estrutura e nossa cultura. Levamos a Orquestra Sanfônica e mostramos um pouco do que é o Forró Caju”.

Sucesso entre os visitantes

A participação da Funcaju na Abav foi fruto de uma parceria da PMA com o Governo do Estado de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo, que disponibilizou um estande que reuniu representações de vários municípios sergipanos.

O espaço serviu para que as potencialidades turísticas de Sergipe fossem vendidas de forma institucional, através de uma vasta folheteria composta por material de divulgação, como folders, panfletos, revistas, CDs e DVDs.

Além disso, os parceiros que compõem o trade turístico sergipano utilizaram o estande para expor seus produtos e serviços. Os visitantes do estande puderam ainda se deliciar com comidas típicas de Sergipe, como beijus, castanhas, suco de frutas como mangaba e uva e licores. A fila para experimentar a famosa tapioca dava voltas no estande.

Um momento que causou alvoroço entre os visitantes da Abav no estande foi a distribuição da sacola com brindes da capital. “A sacola de Aracaju é o brinde mais bonito que consegui aqui na Feira das Américas”, afirma a visitante alagoana Juliana Freire, a primeira a entrar na fila para pegar a sacola.

O cantor Sergival, com sua simpatia ao apresentar o espetáculo `Forró dos Caçuás´, fez a turma dançar ao som do bom e velho forró durante dois dias da Abav. “É um prazer estar representando meu estado aqui durante esse evento tão grandioso e que reúne gente de várias partes do mundo”, comemora o artista que valoriza as raízes culturais de Sergipe em sua música.

Além de material de divulgação, a Funcaju apresentou aos congressistas e principais profissionais de turismo do mundo, a Orquestra Sanfônica de Aracaju, um dos elementos de grande expressividade cultural do Estado e que foi uma das grandes atrações desse evento, chamando a atenção de todo mundo. A Orquestra teve momentos marcantes na Abav.

Na quinta-feira, em seu primeiro cortejo pelos corredores do local, foram elogiados pelo cantor pernambucano Alceu Valença e fizeram uma mistura de ritmos que deu muito certo com a escola de samba carioca Beija Flor.

A Orquestra encantou e atraiu diversos seguidores que, no dia seguinte, fizeram questão de conferir a apresentação dos 25 sanfoneiros, dos percussionistas e do baixista no auditório do Riocentro, com capacidade para mais de 2500 pessoas. Presente na platéia, estavam entidades e autoridades do trade turístico mundial e nacional, como o presidente da Abav Nacional, João Martins, e a coordenadora geral do evento, Isa Garbin.

No último dia do evento, a Orquestra fez o encerramento se apresentando no estande e fechando com chave de ouro essa importante exposição de Sergipe e sua capital na feira. O local foi transformado numa verdadeira festa junina, onde as pessoas dançaram, cantaram e se entusiasmaram com a animação que só se vê aqui no ´País do Forró’.

Esperança de colher bons frutos

Além do estande institucional, Sergipe marcou presença na área destinada ao artesanato brasileiro, expondo e comercializando peças genuinamente sergipanas. Além da exposição, duas artesãs estavam presentes confeccionando renda irlandesa e tapeçaria, mostrando aos visitantes o talento da nossa gente.

“Participar da Feira da Américas em parceria com o Governo de Sergipe foi de fundamental importância para a promoção do destino Aracaju. Na oportunidade lançamos a nova campanha institucional que tem como slogan ‘Ser Feliz é seu melhor destino – ARACAJU – Turismo com qualidade de vida’ e que é composta de cartazes, folders, livreto, banners, pastas com lâminas, CD Room informativo, vídeo documentário e uma charmosa bolsa de algodão cru com imagens dos atrativos turísticos da cidade. O material foi distribuído aos profissionais do turismo (operadores e agentes de turismo) e ao público final presente nos quatro dias do evento. Considero que cumprimos a nossa meta de fornecer aos vendedores e usuários do nosso produto turístico um belo e informático material, em três idiomas. Creio que muito em breve estaremos colhendo bons frutos desse trabalho”, finaliza demonstrando satisfação a diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.