[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma nova rodada de reuniões do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Sergipe foi realizada nesta quinta-feira, dia 31, na Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), para discutir ações de mais dois Comitês Temáticos. Dessa vez, os assuntos estiveram relacionados aos comitês de ‘Investimento e Financiamento’ e ‘Compras Governamentais’, dando prosseguimento a uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec). Na ocasião, o gerente de Mercado do Banco do Brasil, Antônio Luís Figueiredo, fez uma apresentação sobre o Fundo Garantidor de Operações (FGO).

Tendo como finalidade garantir as operações de micro, pequenas e médias empresas tomadoras de empréstimos de capital de giro e de investimento, o FGO participa na operação como garantia complementar às garantias apresentadas pelo mutuário. “O benefício surgiu para atender as micro, pequenas e médias empresas que tenham dificuldades de garantias suficientes para amparar operações de crédito exigidas pelo setor financeiro”, destacou Luís Figueiredo.

De acordo com ele, o FGO é um fundo privado com participação do Tesouro Nacional e das instituições financeiras públicas e privadas, instituído pelo Governo Federal. “A cobertura é de 80% do valor contratado, limitado a R$ 500 mil, no caso de investimento, e R$ 100 mil no caso de operação de capital de giro”, informou o gerente do Banco do Brasil ao observar que a garantia do FGO compreende todo o prazo de financiamento, inclusive o período de carência.  

Fórum

Criado em 2008 para cuidar dos aspectos não tributários relativos ao tratamento diferenciado e favorecido dispensado às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Fórum formula e acompanha a implantação das políticas governamentais de apoio e fomento a esse segmento em Sergipe, promovendo reuniões periódicas para discussão de assuntos relativos às MPEs, sob a coordenação Sedetec.

Composto por 43 entidades, a exemplo do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Faciase, Fecomércio, FCDL, Fampeme ITPS, Jucese e Banese, o fórum é composto pelos comitês: Desoneração e Desburocratização; Tecnologia e Inovação, Comércio Exterior; Investimento e Financiamento; Rede de Disseminação, Informação e Capacitação, Compras Governamentais e Meio Ambiente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.