CONHEÇA NOSSA LOJA!
Final em Sergipe é a melhor do concurso de quadrilhas da Globo

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Marcação sincronizada, indumentária colorida e a animação tradicional dos festejos juninos puxaram o fole da noite do sábado, véspera de São Pedro, 28, na final do concurso de quadrilhas da Rede Globo Nordeste. Realizada pela primeira vez no Estado, com o apoio do Governo de Sergipe, a competição levou ao Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, quadrilhas dos nove estados nordestinos, entre elas as sergipanas Pioneiros da Roça e Unidos em Asa Branca. A quadrilha Arraia Zé Testinha, do Ceará, conquistou o título de campeã, ao trazer originalidade e uma homenagem ao rei do Cangaço, Lampião.

Entre as quadrilhas concorrentes também se apresentaram Moleca 100 Vergonha (Paraíba), Arraiá Coração Nordestino (Rio Grande do Norte), Lumiar (Pernambuco), Capelinha do Forró (Bahia), Lua de Prata (Piauí) e Rosa dos Ventos Alagoana (Alagoas).
 
Durante a apresentação das quadrilhas, que mostravam todo o seu potencial no palco, o público respondia com a lotação completa da estrutura montada para conferir cada passo ao som do típico trio pé de serra. Segundo dados da organização do evento, mais de quatro mil pessoas prestigiaram a final do concurso, que contou com apoio de profissionais de saúde que foram homenageados pelo belo trabalho.

Para a classificação das quadrilhas, foram observados entrada no arraial, animação, repertório musical, evoluções e coreografia, alinhamento, vestuário , marcador e casamento. O júri do concurso foi formado por profissionais indicados pelas afiliadas da Rede Globo nos estados competidores. Sergipe foi representado pela professora e pesquisadora sergipana, Aglaé Fontes.

Reconhecimento

"A cada ano que passa o evento está mais organizado. Cada estado representado por sua respectiva quadrilha também melhora sua apresentação a cada edição e ajudar a promover o resgate da nossa cultura", revela Keyla Brasil, representante do marketing da afiliada global TV cabo Branco, na Paraíba.

De acordo com a diretora de marketing da Secretaria de Estado da Comunicação Social, Caroline Portugal, o Governo do Estado priorizou o apoio ao concurso porque o evento revitaliza a tradição junina e traz a oportunidade de mostrar o potencial dos festejos juninos de Sergipe.

O quadrilheiro Marivaldo Valério, componente da Quadrilha Rosa dos ventos, de Alagaos, ficou impressionado com cada detalhe dos festejos juninos sergipanos. "Sempre participávamos das outras edições. E esse ano em Sergipe está muito mais organizado, uma das melhores estruturas que já participei", disse.

Arraial Lampião e Maria Bonita

Em paralelo ao concurso, no palco Lampião e Maria Bonita do Arraiá do Povo, o som do autêntico forró pé de serra embalava os seguidores do arrasta-pé. A conceituada Orquestra Sanfônica de Aracaju e o forró de Edgar do Acordeon animaram a penúltima noite do Arraia.

Segundo a professora Maria Elina da Silva Kikuchi, o Governo do Estado caprichou na programação junina deste ano. "Já fui para o forró do Arraiá do Povo no palco principal, Forró Caju, Forró Siri, e hoje estou no concurso. Com certeza este ano foi o melhor São João dos últimos anos", disse.

Para a historiadora Jean Paula, que levou sua sobrinha para o evento, as quadrilhas cumprem um papel importante de preservar as tradições. "Cada quadrilha tem o cuidado de mostrar a nossa identidade através do folclore, de fatos históricos, como a nossa cultura nordestina de modo geral".

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados