CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Como parte da programação do 1° Folcloraju, acontece hoje, dia 30, a partir das 19 horas, nos mercados municipais, o 3° Festival de Violeiros Nordestinos. O evento é promovido pela Universidade Federal de Sergipe, e este ano conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.
O festival trará a Sergipe os melhores violeiros do Nordeste. Já confirmaram presença Ivanildo Vila Nova, Valdir Teles, Galego da Viola, João Bezerra entre outros nomes de destaque do repente brasileiro que já influenciaram grandes escritores, como Guimarães Rosa, Ariano Suassuna e José Lins do Rego.
O evento servirá também para o lançamento do 1° CD da dupla Galego da Viola e Vem-Vem do Nordeste, intitulado “Um Grito de Paz”. Para Galego, o mais importante em festivais desse nível são as oportunidades que se abrem para os novos repentistas, além da troca de intercâmbios entre aqueles que já estão na estrada há um bom tempo.
De acordo com ele, há uma necessidade de preservar o repente, principalmente em Sergipe. “Hoje nós temos poucos cantadores. Já chegamos a ter mais de 20, agora é difícil encontrar um jovem que se interesse pela viola”, conta.
No festival, antes de subir ao palco as duplas terão que escolher um envelope no qual consta o assunto a ser desenvolvido durante a improvisação. Os temas serão os mais variados possíveis, desde política a futebol, passando pela religião e até assuntos sobrenaturais. O que vale é a criatividade de cada dupla.
A comissão julgadora tem nomes de peso, como o poeta João Brasileiro, o cordelista Pedro Amaro e o maestro Moskito. Serão avaliados a rima, a métrica e a oração. As apresentações terão início às 19 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados