[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a grande festa que saudou a chegada do ano novo, realizada pela Prefeitura de Aracaju na orla de Atalaia, uma equipe formada por 25 profissionais do Samu esteve de plantão no local para prestar assistência médica. De acordo com a coordenação da equipe, a noite foi tranqüila e foram registrados apenas 20 atendimentos. Cerca de 80 mil pessoas compareceram à praia para prestigiar a queima de fogos de artifício e os shows promovidos pela prefeitura.

Na estrutura montada pelo Samu na orla de Atalaia funcionou uma sala de estabilização, de emergência e de terapia intensiva. Dos 20 pacientes atendidos, apenas dois necessitaram de remoção. “Os outros casos foram provocados por excesso de bebida alcoólica e outros pacientes sofreram de dor de cabeça, vômitos e coma alcoólico”, disse a coordenadora de enfermagem e responsável pela equipe, Maria Conceição Mendonça Costa.

A festa na orla foi caracterizada pela paz e tranqüilidade. “Foi uma noite calma, considerando a dimensão da festa. Não houve nenhum caso grave que precisasse de terapia intensiva, nem acidentes ou atropelamentos ou uso de armas de fogo. Apenas casos de ferimentos causados por garrafa”, destacou a enfermeira.

A equipe do Samu, formada por três médicos, dois enfermeiros, oito auxiliares de enfermagem, sete condutores, entre outros profissionais, esteve à disposição do público até às 06 horas da manhã do primeiro dia do ano. “Fizemos questão de sair de lá apenas quando já não havia mais foliões na praia. Avaliamos a noite como muito tranqüila e o tipo de música tocada ajudou a manter esse clima. As pessoas estavam lá com o sentimento de viver momentos de confraternização”, finalizou.

O clima de paz que predominou no evento foi marcado também pela atuação da Guarda Municipal, que trabalhou no sentido de manter a ordem e a segurança para as milhares de pessoas que lotaram a praia de Atalaia.

Ocorrências
Localizada no bairro Siqueira Campos, a sede do Samu oferece suporte médico para todo o município de Aracaju. Na noite do dia 31 de dezembro e durante as primeiras horas de 2004 foram registradas cerca de 100 chamadas.

“Da nossa base tiveram dez saídas de UTI e foi uma noite bem movimentada, registrando quase o dobro do que se verifica em dias comuns”, disse a coordenadora de enfermagem.

Total de atendimentos durante o reveillon
* Base fixa do SAMU: 70 atendimentos
· USA: 08
· USB: 40

Destes
· Remoções na Coroa do Meio: 06
· Orla do bairro Industrial: 02

* Base Fixa Avançada Descentralizada da Atalaia: 20 atendimentos
· Atendimentos: Traumáticos: 08
Casos clínicos: 12
· Remoções: USA: 01 (Ferimento por arma branca)
USB: 01 (Coma alcoólico)

* PA Augusto Franco: 50 Atendimentos
· Trauma: 02
· Clínico: 48
· Remoções: 02

*PA Japãozinho: 27 Atendimentos
· Trauma: 02
· Clínico: 25
· Remoções: 03

* PA Onésimo Pinto: 40 Atendimentos
· Trauma: 07
· Clínico: 33
· Remoções: 02

* PA José Machado: 10 Atendimentos
· Trauma: 01
· Clínico: 09
· Remoções: 00

TOTAL DE ATENDIMENTOS: 217 Atendimentos[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.