[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) instituição vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Sedetec), entregará no dia 15 de dezembro, às 8 horas, no auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), o Prêmio Fapitec de Divulgação Científica.

Instituído em comemoração aos 10 anos da Fapitec de fomento à pesquisa em Sergipe, o Prêmio tem como objetivo incentivar a pesquisa em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) e a comunicação científica. Em uma iniciativa inédita no Estado serão premiados jornalistas, pesquisadores e estudantes que trabalham no intuito de destacar a relevância da C,T&I para os avanços do desenvolvimento social e econômico de Sergipe, fomentando a produção, a difusão científica e popularização do conhecimento científico.

As categorias premiadas serão: Pesquisador Fapitec, que premiará pesquisadores da Fundação e bolsistas cursando doutorado ou que façam parte do Programa Bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR); Jovem Pesquisador contemplará bolsistas vinculados a Fapitec de Mestrado, Apoio Técnico, Iniciação Tecnológica Industrial, Desenvolvimento Tecnológico Industrial, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Inovação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti); Jornalismo Científico Profissional e Jornalismo Científico Estudante. 

A comissão avaliadora do Prêmio será formada por pesquisadores, dirigentes de instituições de ensino e pesquisa sergipana e por um jornalista. A comissão avaliadora irá considerar os aspectos inovadores de cada trabalho e a sua relevância para o progresso da ciência, da tecnologia e do conhecimento em geral, com visíveis impactos e resultados para a sociedade.

Para o diretor-presidente da Fapitec, Ricardo de Santana, o Prêmio visa estimular a produção científica e ampliar a geração de conhecimento. “A Fapitec vem buscando através de seus editais difundir o conhecimento científico para todos os setores da sociedade. Nestes 10 anos de fomento à pesquisa em Sergipe, sentimos cada vez mais a necessidade de aproximar ciência, tecnologia e inovação do público, para assim divulgarmos e popularizarmos este conhecimento.”, destacou o diretor-presidente. 

Prêmio

Lançado no dia 9 de junho, em uma café da manhã para a imprensa, o Prêmio Fapitec de Divulgação Científica, foi o nono dos quatorze editais lançados pela Fundação somente este ano. Esteve presente no evento o diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ildeu de Castro Moreira, que na oportunidade elogiou o envolvimento do governo do Estado com as ações de popularização da ciência.

“A criação de uma premiação nessa área indica a importância que o governo dá à ciência e tecnologia, que estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. É um assunto interessante e fundamental na vida de todos, vivemos cercados de aparelhos surgidos dessas iniciativas científicas, por isso a necessidade de se conhecer e difundir o conhecimento para a melhoria do sistema produtivo de uma região”.

Os interessados em prestigiar o evento podem fazer suas inscrições pelo site http://www.fapitec.se.gov.br . Todos os inscritos terão direto a certificado. O auditório do ITPS fica localizado na Rua Campo do Brito, 371, Bairro São José.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.