[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Complexo Esportivo Professor Kardec reuniu na tarde desta quinta-feira, 30, os familiares responsáveis pelos educandos para apresentar novas iniciativas que serão oferecidas para os pais dos alunos. A partir da próxima semana serão realizadas no complexo aulas da Academia da Cidade. O Governo do Estado também irá ofertar um curso de camareira, por meio do projeto Mulheres Mil, para as mães dos alunos, através de uma parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS).

“O governador Marcelo Déda sempre sonhou em inaugurar uma escola de esporte no Santa Maria. É uma grande satisfação ter esse sonho realizado. Mais do que ensinamento sobre esporte, o local oferece cursos profissionalizantes para a comunidade. Agora trazemos mais novidades, oferecendo o Mulheres Mil e Academia da Cidade. A nossa intenção é elevar a qualidade de vida dos moradores do bairro e, ainda este ano, vamos inserir o projeto Mulheres da Paz para beneficiar mais 50 mulheres do bairro”, ressaltou a secretária Eliane Aquino.

Inicialmente 100 mulheres do Santa Maria serão beneficiadas com o Mulheres Mil. A representante do IFS, Nara Vieira de Souza, apresentou as vantagens do projeto para as mães dos alunos. “O curso de camareira será oferecido na sede do IFS duas vezes por semana. Também faremos um cadastro de reserva com o nome das alunas. O tempo do curso será de 10 meses, e durante esse período, as alunas recebem uma bolsa mensal. A Seides irá disponibilizar quatro ônibus para transportar as alunas”.

A dona de casa Josinete Santos, mães de três crianças que frequentam a escola, disse ter gostado das novidades oferecidas no local. “Com certeza vou frequentar a academia e já comecei a fazer planos para o curso de camareira também. Temos que aproveitar as oportunidades que estão nos oferecendo”.

Novos projetos

A Academia da Cidade é um programa da Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS) para estimular a prática de exercícios como aeróbica, ginástica, caminhada e outros em vários bairros da capital sergipana, conforme a quantidade de moradores e a estrutura. As atividades são realizadas em espaços públicos com a supervisão de profissionais de educação física.

Já o programa Mulheres Mil, desenvolvido em Sergipe pelo IFS, tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero para que mulheres em situação de vulnerabilidade social tenham acesso à educação profissional, ao emprego e à renda. A aula inaugural do Mulheres Mil deverá acontecer em outubro.

A iniciativa integra as ações do programa Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo Governo Federal. O Mulheres Mil atua também em consonância com o Plano Sergipe Mais Justo, desenvolvido pelo Governo de Sergipe com vistas à inclusão social e produtiva das pessoas em situação de extrema pobreza.

O termo de cooperação técnica entre Seides e IFS tem duração de dois anos. A Secretaria fica responsável pela implementação de ações de apoio logístico no sentido de disponibilizar ônibus para o deslocamento de 100 alunas do bairro Santa Maria até o IFS, onde serão realizadas as atividades do projeto, sendo este trajeto realizado duas vezes por semana, durante 10 meses.

Também caberá à Seides a disponibilização de camisas e utensílios para fardamento, que serão utilizados para identificação das mulheres durante a capacitação, entre outros. Já o IFS – Campus Aracaju será responsável pela elaboração do plano de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC); cessão de espaço físico e professores para promoção da capacitação; expedição de certificados; e orientação das mulheres formadas pelo curso no sentido de dar continuidade à elevação da sua escolaridade.

A Escola

A Escola de Esportes Prof. Kardec é um espaço de promoção do acesso à prática de diversas modalidades esportivas e acompanhamento do público beneficiado, gerando o desenvolvimento social e esportivo da comunidade do bairro Santo Maria para 400 crianças e adolescentes que praticam 11 tipos de atividades esportivas.

A escola é mais uma iniciativa do Plano Sergipe Mais Justo, foi construída pelo Governo de Sergipe e é mantida através da parceria entre a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e a Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) para beneficiar, através do esporte e da inclusão social, as famílias que estão em situação de extrema pobreza.

Na escola, também está sendo ofertado o Programa Sergipano Qualificação Profissional Novos Rumos, capacitando 20 alunos com aulas de porteiro e vigilante. O próximo curso será de maquiagem social.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.