CONHEÇA NOSSA LOJA!
Exposição de imagens e documentos históricos contempla as comemorações sesquicentenárias

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A capital Aracaju está repleta de eventos comemorativos. Mais uma exposição foi aberta ontem, 29, no Museu do Homem de Sergipe (MHS), reforçando as manifestações culturais organizadas para o sesquicentenário da cidade. Com o título de “Olhares sobre a cidade sesquicentenária”, a exposição reúne fotos antigas que enfocam aspectos históricos de Aracaju, mostrando o crescimento urbano e a vida cultural, além de documentos, livros e objetos que contam a história da cidade.

Com o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a exposição ganhou destaque por configurar vários olhares, a partir de fragmentos da memória, numa junção de informações que pretende sugerir ao visitante outros tantos olhares, reflexões e abordagens.
Diversos núcleos temáticos, divididos em seis módulos, caracterizam a exposição que teve a colaboração dos alunos do curso de Artes Visuais da UFS, orientados pela professora Adriana Dantas. O trabalho dos estudantes enriqueceu, deu vida, colorido e conteúdo didático à experiência de montagem da exposição.

A mostra é composta de materiais recolhidos nos acervos do Museu do Homem Sergipano, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e do pesquisador Willemberg Rodrigues Oliveira. Além disso, houve a colaboração do Arquivo Judiciário de Sergipe, Arquivo Público Estadual de Sergipe, Antiquário D’época, Federação Espírita de Sergipe, Igreja Presbiteriana de Aracaju, Petrobras e pessoas físicas.

O vice-prefeito Edvaldo Nogueira esteve presente na abertura da exposição para saudar essa “parada de olhos” na rica vivência da cidade que completa 150 anos. “Esta exposição é um passeio fotográfico fundamental para mergulhar um pouco em Aracaju e compreender a importância do povo na construção da cidade. É uma alegria imensa para nós constatar o desenvolvimento de Aracaju, por isso a prefeitura resolveu entrar na parceria. Quem passar por aqui, vai ter orgulho do passado e fé no futuro”, disse Edvaldo.

Durante a abertura, estava presente o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Josué Modesto dos Passos Subrinho, que salientou o apoio da Prefeitura de Aracaju para a produção do evento. “Está sendo uma revelação para todos nós, uma vez que a realização só foi possível através da parceria com a Funcaju e a UFS. É extremamente gratificante neste momento de festa, principalmente porque contou com o apoio de professores e pesquisadores que vêm da produção intelectual da Universidade Federal de Sergipe”, afirmou o reitor.

Além do vice-prefeito e do reitor da UFS, estiveram presentes muitas pessoas ilustres no evento. Entre elas, o secretário de Estado da Cultura, José Carlos Teixeira, a presidente da Funcaju, Karlene Sampaio, a diretora do Museu do Homem de Sergipe, Terezinha Alves de Oliva, o escritor e colecionador Murilo Melins, a historiadora Maria Thétis Nunes, o vereador Iran Barbosa, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, José Ibarê Dantas, e demais personalidades da cultura sergipana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados