CONHEÇA NOSSA LOJA!
Experiência bem sucedida de Estância em Compras Governamentais é discutida no Fórum de MPEs

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O plenário da Junta Comercial foi mais uma vez palco de discussões entre representantes das entidades que compõem o Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Sergipe (MPEs). O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28, quando foram debatidos assuntos relacionados aos Comitês Temáticos de “Meio Ambiente” e “Desoneração e Desburocratização”. O fórum, que é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), tem como objetivo formular e acompanhar a implantação das políticas governamentais de apoio e fomento a esse segmento no Estado.

Como o tema “Compras Governamentais” é considerado prioritário dentre as políticas de apoio às MPEs, foi aberto um espaço durante a reunião para que um técnico do setor de compras de Estância, município pioneiro, pudesse falar sobre essa experiência. A indicada foi Alaine Morais, membro da Comissão Permanente de Licitação (CPL). A palestrante elogiou bastante o programa e afirmou que, graças a essa iniciativa do governo, muitas empresas da cidade se fortaleceram, contribuindo para o crescimento de Sergipe. “O pregão é uma modalidade relativamente nova. Na verdade iniciou em dezembro de 2005, mas em 2006 que passamos a licitar de forma rotineira. No começo foi aquele impacto, mas os empresários foram se formatando e se informatizando, hoje posso dizer que estão todos bem preparados”.

Porém, segundo Alaine, para alcançar esses bons resultados, foi necessário realizar algumas parcerias. “Faço questão de citar o apoio que a CDL (Comitê dos Dirigentes Lojistas) deu a esse programa. Nós disponibilizamos, através da CDL, bons treinamentos. Tivemos que ser parceiros dos licitantes. Assim eles foram se ajudando, se adequaram e começaram a participar de forma eletrônica. É claro que no início a gente quebra a cabeça, mas depois todo mundo domina, pois é muito dinâmico”, garante.

Alaine aproveitou a oportunidade para aconselhar os gestores de outros municípios a aderirem a essa política do Governo de Sergipe. “O intuito do programa é garantir as condições necessárias à utilização do poder de compra governamental como instrumento de desenvolvimento estadual e municipal, promovendo políticas públicas locais que possam gerar mais benefícios, com foco na inserção das micro e pequenas empresas sergipanas. A iniciativa é muito interessante. Vale a pena. Todos os prefeitos deveriam se empenhar para implantar na sua cidade, pois não tem nada a perder. O que precisa é um bom acesso à internet e investir em capacitação. Agora, é importante que seja uma coisa bem planejada”, recomenda.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados