[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os 19 vereadores no exercício de seus mandatos e os 12 ex-prefeitos vivos da capital receberam no início da noite de ontem uma reprodução em prata da medalha cunhada pela Casa da Moeda do Brasil, através de seu Clube da Medalha, para celebrar os 150 anos de Aracaju. A homenagem aconteceu no Iate Clube de Aracaju como parte integrante das comemorações do sesquicentenário da cidade.

“Este é o momento em que a cidade agradece aos que estiveram e ainda estão operando conosco no cotidiano a tarefa magnífica de fazer Aracaju. Temos consciência de que somos continuadores, agregando novas realizações aos que passaram e sendo operários políticos para fortalecer este alicerce que já tem 150 anos, mas que, se Deus quiser, desbravará os séculos”, disse o prefeito Marcelo Déda.

A celebração dos 150 anos de Aracaju incluiu shows para adultos e crianças, missas, cultos evangélicos, lançamento de livros e CD´s, exposições de arte e debates. De acordo com o prefeito, a cidade aguardava ansiosa para encontrar-se com sua história. “A medalha é um agradecimento singelo a todos a quem a capital confiou seu governo e, mesmo com pensamentos divergentes, ofereceram seu melhor a Aracaju”, enfatizou, referindo-se aos ex-prefeitos.

Marcelo Déda fez questão de deixar consignado ainda o respeito da administração municipal ao trabalho dos vereadores. “Uma cidade não se faz apenas de concreto e cimento, mas das lutas e sonhos de homens e mulheres porque, sem um legislativo atuante, não se pode construir uma cidade digna e justa”, ressaltou. “É uma oportunidade ímpar poder representar o povo aracajuano no ano do sesquicentenário da capital”.

As medalhas

Aracaju foi um dos 10 temas selecionados, entre 214 concorrentes, para a confecção de medalhas pela Casa da Moeda. A prefeitura da capital adquiriu quatro medalhas de ouro: uma para o Museu de Sergipe, duas para o acervo do próprio município, e outra que foi entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 18.

Ao todo, 710 medalhas (10 de ouro, 410 de prata e 290 de bronze) foram confeccionadas. Durante a solenidade realizada no Museu de Sergipe, em São Cristóvão, com a presença de representantes da Casa da Moeda, os cunhos originais das medalhas foram descaracterizados e entregues à administração de Aracaju, o que faz das peças raridade a partir de agora.

Outros exemplares em prata e bronze serão entregues durante o ano a autoridades e visitantes ilustres que venham à capital. Os interessados também podem adquirir as peças pela internet no site www.clubedamedalha.com.br .

Solenidade prestigiada

O vice-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; a presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembragadora Marilza Maynard; o presidente da Câmara de Vereadores, José Ramos da Silva; a desembargadora Josefa Paixão, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; o procurador geral de Justiça, Luiz Valter Ribeiro Rosário; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Hidelgards Azevedo prestigiaram o evento.

Prefeitos de municípios do interior, deputados, vereadores e secretários municipais também participaram da solenidade, durante a qual foram entregues também a Comenda da Ordem do Mérito Serigy e Medalha Cultural Inácio Barbosa. Na ocasião também foi lançado o carimbo dos Correios em comemoração aos 150 anos de Aracaju lançado o livro Ordem do Mérito Serigy, organizado pela escritora e chefe de cerimonial da Prefeitura de Aracaju, Ana Maria Fonseca Medina.

Confira abaixo a lista dos homenageados:

Ex-prefeitos

– Mário Cabral (representado por Marcelo Ribeiro)
– Gileno Silveira Lima
– Manoel Messias Góes
– Cleovansóstenes Pereira de Aguiar
– João Alves Filho (atual governador do estado, representado pelo secretário de Estado de Governo, Nicodemos Falcão)
– Heráclito Rollemberg (desembargador)
– Jackson Barreto (deputado federal, representado por Ana Maria Souza)
– Antônio Viana de Assis (representado por sua esposa, Iara Viana de Assis)
– Wellington Paixão
– José Carlos Mesquita Teixeira
– João Augusto Gama
– Almeida Lima (senador – não pôde comparecer ao evento)

Vereadores

– José Ramos da Silva (presidente da Câmara)
– Vinícius Porto Menezes (vice-presidente)
– Daniel Cruz Fortes
– Josenito Vitale de Jesus
– Sandro dos Santos
– Fábio Henrique Santana de Carvalho
– José Iran Barbosa Filho
– Johnny Marcos de Souza Araújo
– Emmanuel da Silva Nascimento
– Tânia Soares de Souza
– Maria Conceição Vieira
– Valdir Santos
– Elber Andrade de Batalha de Góes
– Juvêncio José Passos de Oliveira
– Pedro Andrade Ribeiro
– José Evando Franca
– José Gonzaga Santana
– Manuel Marcos dos Santos[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.