[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Até parece um sonho. Esse projeto era o desejo de todos os servidores, professores e alunos que estava sendo esperado há muito tempo. Graças à iniciativa do Governo do Estado estamos comemorando uma vitória de todos aqueles que querem o melhor para o setor educacional de Sergipe”. Esta declaração de uma das mais antigas servidoras da Escola Estadual José de Carvalho Déda, localizada em Simão Dias, professora Maria Altair Dortas, reflete a emoção e o grau de satisfação que reinou em todos os presentes durante a solenidade de inauguração da reforma e ampliação da unidade estadual de ensino.

A professora Maria Altair Dortas trabalha há 24 anos na  escola. “Podemos afirmar que a nossa escola mudou para melhor. A partir de hoje os estudantes, professores e servidores terão um espaço digno para desenvolver suas respectivas atividades”, disse a professora. A solenidade que aconteceu na noite desta quinta-feira, 30, é motivo de orgulho, segundo Maria Altair, para o povo de Simão Dias. “Na verdade, todos estão de parabéns”, opinou. A professora aposentada Soledade Aparecida de Oliveira trabalhou durante 23 anos na escola José de Carvalho Déda. Ao lado de várias amigas, ela só tinha motivos para comemorar.

“Hoje é dia de festa para o povo de Simão Dias. Estou muito feliz. Esta escola faz parte da minha vida. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos aqueles que contribuíram para essa reforma, que por sinal, deixou a escola mais linda”, ressaltou.  Durante 11 anos, a professora Geovana Oliveira Gomes foi diretora da Escola Estadual José de Carvalho Déda. Em 2007 se aposentou, mas continua frequentando a escola para matar a saudade. “Essa reforma tem um pouco de mim e de outros colegas, que lutaram muito para tentar convencer os governantes da época. Felizmente aconteceu agora”, disse a ex-diretora.

Uma nova escola

De acordo com o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, a preocupação do Governo do Estado é oferecer melhores condições para todos os servidores, professores e estudantes, sem esquecer da qualidade do ensino. “Na verdade esta escola foi erguida novamente. É o presente que o Governo oferece ao povo bom de minha terra, Simão Dias”, disse.  Belivaldo Chagas lembrou que na reforma e ampliação da Escola José de Carvalho Déda foram investidos mais de R$ 750 mil e que os serviços foram executados dentro dos padrões estabelecidos pela Seed.

“Ampliamos mais quatro salas de aula, a escola ganhou biblioteca, laboratório de informática, cozinha com sala de refeitório e quadra de esporte com alambrado, além de várias outras melhorias. Enfim, a escola está moderna, equipada e com acomodações físicas confortáveis”, disse o secretário. Gabriel de Jesus Oliveira estuda o 8º ano e garante que está ansioso para participar das atividades na escola. “A minha escola está muito bonita e limpa”, disse. Quem também estava muito feliz era o estudante José Leonilson Aragão. “Até parece que é outra escola. Gostei muito da sala de informática e da quadra de esportes”, opinou.

Conservação

Dona Tereza Maria da Conceição tem um neto que estuda no José de Carvalho Déda. Atenta a todos os movimentos, ela aguardava o início da solenidade na entrada da escola. “Realmente está muito bonita, limpa e organizada. Espero que os servidores e os alunos conservem por muito tempo”, disse a aposentada. Ao lado dela estava a estudante do 9º ano, Ana Cláudia de Jesus. “Adorei a reforma. A escola ficou maior e muito mais bonita”, disse. Dona Eliene Santana de Andrade tem um filho que estuda no Carvalho Déda. “Agora posso dizer que o meu filho estuda numa escola digna”, opinou.

Raquel da Conceição Souza estuda o 9º ano. Em 2011 ela não irá mais estudar no Carvalho Déda. Vai cursar o ensino médio no Colégio Milton Dortas. “Estou um pouco triste porque o colégio ficou bonito quando estou de saída, mas vou aproveitar bem até o final do ano”, disse a estudante. Dona Lenalda Maria da Cruza tem duas filhas que estudam nessa escola estadual: Thamires e Dayane. “Estou muito feliz. Minhas filhas, nem se fala, pois irão estudar praticamente numa nova escola”, disse. A pequena Thainá da Silva Santos não se cansava de olhar para a quadra de esportes. “Quero jogar muito voley nessa quadra e estudar bastante”, disse.

Histórico

A Escola Estadual José de Carvalho Déda foi fundada em 1972 pelo então governador Paulo Barreto de Menezes. O ex-governador prestou homenagem ao jornalista, escritor e ex-deputado estadual que vem a ser avó do governador Marcelo Déda. A inauguração da escola também ocorreu em comemoração ao sesquicentenário da Independência do Brasil. A última reforma da escola havia sido feita em 1982, durante o governo do general Djenal Tavares de Queiroz.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.