[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante o mês de novembro diversas instituições da rede estadual de ensino têm realizado atividades e eventos em homenagem à cultura afro. E na manhã desta terça-feira, 24, a Escola Estadual Nestor Carvalho de Lima, situada no município de Itabaiana, colocou em prática o projeto ‘A África é aqui’.  A programação foi iniciada a partir das 8h, com apresentações culturais e discussões sobre o negro na sociedade.

A diretora Cleisi Nadja explica que o projeto busca ressaltar a importância do africano e descendentes na construção do país. “Desta forma, o Colégio Nestor Carvalho irá promover o debate e reflexão acerca da História Africana e seus desdobramentos no Brasil, a fim de semear o respeito às diferenças para a construção de uma sociedade sem preconceito racial”.

O projeto ‘A África é aqui’ é fundamentado na Lei nº. 10.639/2003, sancionada em 9 de janeiro de 2003, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, que institui as Diretrizes Curriculares para a Educação Étnico-Racial e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras e Africanas a serem executadas em todas as escolas.  

Com a lei em vigor, torna-se obrigatório, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio das redes públicas e particular, o ensino sobre história e cultura afro-brasileiras, contemplando o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, valorizando a participação do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.