CONHEÇA NOSSA LOJA!
Estado leva teste rápido a beneficiárias do Bolsa Família em Laranjeiras

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Gerência do Programa Estadual de DST/Aids levou o teste rápido para detecção do vírus HIV até as mulheres beneficiadas pelo programa Bolsa Família no município de Laranjeiras, a 21 quilômetros de Aracaju. A ação, realizada em parceria com a prefeitura, aconteceu no Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

“A iniciativa integra o plano estadual de enfrentamento à feminização da epidemia de Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis”, informou Almir Santana, gerente do Programa Estadual de DST/Aids, acrescentando que, além do teste rápido, foram realizadas oficinas de sexo seguro e discussões sobre a importância do uso de preservativos masculinos e femininos.
 
Participaram da ação 83 mulheres, sendo 56 casadas, 17 solteiras, oito separadas e duas viúvas. “Apesar de boa parte das casadas afirmarem que não exigem o uso de preservativos devido à confiança que depositam em seus parceiros, não registramos nenhum caso de contaminação pelo HIV durante a realização dos testes”, afirmou Almir Santana. Segundo ele, em Laranjeiras, há 18 casos notificados de pessoas com HIV.
 
A realização do teste rápido nos Centros de Referência em Assistência Social será estendida para todos os municípios sergipanos. Em Laranjeiras, a Secretaria Municipal de Saúde também foi orientada a disponibilizar os preservativos no Cras de forma permanente para a população. Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em Sergipe já foram confirmados 2.299 casos de Aids.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados