[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A cidade de Lagarto, a 82 km da capital, acaba de receber duas novas clínicas de Saúde da Família, num investimento superior a R$ 1,6 milhão. A ação vai redimensionar o atendimento dos serviços de saúde num dos principais municípios do território Centro-Sul do estado. As novas unidades foram entregues pelo governador Marcelo Déda no final da tarde desta quinta-feira, 28. 

A Clínica de Saúde da Família (CSF) José Antônio de Carvalho, a primeira a ser entregue, tem capacidade para aportar quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que serão compostas por quatro médicos, quatro enfermeiros, quatro auxiliares de enfermagem, três odontólogos, três auxiliares de saúde bucal e ao menos 20 agentes comunitários de saúde.

Além da assistência à saúde, que será prestada pelas equipes do PSF, a unidade irá oferecer à população os serviços de curativo, aplicação de aerosol, vacinas, acolhimento, imunização, salas de observação e multiuso, reidratação e farmácia.

“Essas obras consolidam os objetivos da política de saúde que transformarpa a realidade do interior sergipano. Sei do valor que uma obra como essa tem para a população necessitada e para a administração municipal, que contava com uma estrutura bastante antiga de saúde. Já fui prefeito da capital e tenho plena consciência de que as pessoas não vivem no estado, mas nas cidades. E é para melhorar a vida delas que estamos fazendo esse investimento”, explicou o governador Marcelo Déda.

O governador também fez questão de ressaltar a importância das diversas ações estruturantes que estão sendo promovidas na região, a exemplo da reconstrução da rodovia SE-270, que cruza a cidade e vai até a divisa com a Bahia. “Fico contente em constatar a qualidade de obras como essas que trarão mais comodidade, segurança, e são uma demonstração de respeito ao povo. Estamos realizando investimentos que são determinantes para melhorar a qualidade de vida da população. Estamos no governo para isso, pois essa é a nossa obrigação”, argumentou Déda.

Para o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, as obras honram a todos os que fazem a administração estadual. “A partir de hoje, os lagartenses não precisarão se deslocar para a capital ou outras localidades para buscar os serviços de saúde básica”, disse o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho.

Inovação

Já a Clínica de Saúde da Família (CSF) David Marcos de Lima, no conjunto Albano Franco, tem capacidade para quatro equipes do PSF que serão compostas por quatro médicos, quatro enfermeiros, quatro auxiliares de enfermagem, três odontólogos, três auxiliares de saúde bucal e, ao menos, 20 agentes comunitários de saúde. Lá, a nova unidade irá oferecer à população os serviços de curativo, aplicação de aerosol, vacinas, acolhimento, imunização, salas de observação e multiuso, reidratação e farmácia.

“Essas clínicas representam qualidade de vida para a população e economia para a prefeitura, porque antes as equipes do PSF ficavam em casas alugadas pela administração municipal. Mas a partir de agora, uma estrutura moderna estará funcionando para atender a todos”, avaliou o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro. “Este é o fruto da mudança que a população de Lagarto já está colhendo, assim como com a reforma da rodovia, o Campus da Saúde e o novo hospital regional, dentre diversas outras obras”, exemplificou.

Histórico

Com as duas novas unidades, chega a 18 o número de Clínicas de Saúdes da Família já inauguradas pelo Governo do Estado, sendo três delas em 2010. Em 2008 e 2009 foram inauguradas Clínicas de Saúde da Família em Laranjeiras, Ilha das Flores, Itabaiana, Japoatã, Cedro de São João, Propriá (02), Boquim, Frei Paulo, São Miguel do Aleixo (02), Porto da Folha, Nossa Senhora do Socorro, São Francisco e General Maynard.

No início deste ano, a Clínica de Saúde da Família Christtianno Oliveira de Almeida, em Areia Branca, foi inaugurada na última quarta-feira, 27. Além das obras físicas e equipamentos o Estado também investe no funcionamento das unidades e, a partir de 2010, vai repassar 150 milhões ao ano para que os municípios mantenham o atendimento de saúde às suas comunidades.

Rede de saúde

Ao todo, serão 102 clínicas que irão compor a Rede de Atenção à Saúde da Família do Estado, garantindo mais dignidade, humanidade e respeito ao cidadão sergipano. Essas clínicas mudarão o conceito de atendimento em atenção básica em Sergipe.

O Governo decidiu construir as unidades depois de um diagnóstico feito em 2007, quando foram avaliados os mais de 600 equipamentos de saúde existentes nos 75 municípios sergipanos. O projeto da rede básica prevê um investimento total de cerca de R$ 70 milhões.

Presenças

Participaram dos atos em Lagarto, o vice-governador Belivaldo Chagas, os deputados federais Valadares Filho, Jackson Barreto e Eduardo Amorim, os deputados estaduais Francisco Gualberto, que é o líder do Governo na Assembléia Legislativa, e Zeca da Silva, o vice-prefeito de Lagarto, Júnior Ribeiro, o monsenhor José Carvalho de Souza, que é sobrinho do homenageado pela primeira clínica inaugurada, a secretária municipal de saúde de Lagarto, Cristiana Carvalho, dentre diversas autoridades, parlamentares, secretários de Estado e secretários municipais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.