[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi empossada na noite da última quinta-feira, 29, no Hotel Mercure, a nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (ABIH-SE) para o biênio 2010/2012. A entidade passa a ser comandada por Kátia Pimentel Gadelha, ligada ao Xingó Parque Hotel, substituindo o então presidente Diego da Costa, vinculado ao B. W. Hotel da Costa.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, representou o governador Marcelo Déda na solenidade e anunciou uma importante conquista para os empresários da hotelaria. O Governo do Estado assinará um documento de cessão do espaço do posto de informações da Orla de Atalaia para a instalação da sede da ABIH- SE.

Em seu discurso de despedida, o ex-presidente fez questão de fazer um balanço de sua administração e relatou uma importante mudança vivenciada pelo setor hoteleiro nos últimos três anos. “Acredito que contribuímos para acabar com aquele discurso de que o turismo sergipano não deslanchava porque não havia leitos ou não aumentava o número de vagas porque não recebíamos turistas para isso. O setor reverteu essa visão da melhor forma possível: gerando emprego e renda”.

Para Diego da Costa, os investimentos feitos pelo Governo de Sergipe foram fundamentais para alavancar o potencial turístico do estado. Como exemplo dessas medidas, ele destacou o ressurgimento da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), a construção da ponte Joel Silveira e as parcerias firmadas junto ao setor privado para a promoção do ‘Destino Sergipe’ e a captação de novos turistas.

A nova presidente da ABIH, Kátia Pimentel, também ressaltou o crescimento do turismo no estado e anunciou algumas medidas adotadas pela nova diretoria para mobilizar ainda mais o setor. “Publicaremos um catálogo com informações sobre hotéis e locais de visitação para facilitar a vida dos turistas. Queremos ainda aumentar o número de filiados e estreitar a relação com o Governo na promoção do destino”.

Nova política

O secretário do Desenvolvimento, Jorge Santana, destacou o papel desempenhado pelo trade turístico na definição das políticas públicas para o setor. Segundo ele, desde 2007 foi inaugurado um novo momento na relação entre o Governo e as instituições privadas, que deixaram de ser coadjuvantes e passaram a ocupar um espaço importante na formulação das ações.

“Essa relação tem sido muito produtiva, pois cada um tem compreendido seu papel para atingir os objetivos. O Estado tem cumprido sua função ao realizar obras de infraestrutura, fortalecendo pela via indireta o turismo. As empresas também têm percebido que em qualquer atividade econômica elas devem ser protagonistas.  Os resultados vêm da ótima relação entre esses dois fatores”.

Também presente à cerimônia, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, salientou a importância do setor hoteleiro do estado e o seu papel na economia sergipana. “Acredito que o turismo pode ter um papel ainda mais importante para o nosso desenvolvimento. Essa atividade tem muito o que crescer, mas já vem se destacando graças ao apoio governamental e o empenho dos empresários. Os hotéis do estado cresceram e estão consolidados, contribuindo para que todos aqueles que visitam a nossa cidade saiam falando muito bem daqui”.

Homenagens

Ao final da solenidade, a ABIH-SE promoveu uma homenagem a todos os seus ex-presidentes. Foram condecorados com uma placa comemorativa os empresários Nazário Ramos Pimentel, Sérgio Dantas, Danusa Silva, Luiz Simões, Diego da Costa, Antônio e Leonora Viana de Assim. O governador Marcelo Déda também foi condecorado por conta dos investimentos em infraestrutura realizados pelo Estado.

Nova diretoria

Além de Kátia Pimentel, também integram a nova diretoria da ABIH-SE os empresários Diego da Costa (1°vice-presidente), Fábio Libório (2°vice-presidente), Luciano Leal e Alessandro Dantas (Diretoria Administrativa), Humberto Travaína e Álvaro Luís Rollemerg (Diretoria Financeira). Luiz Simões de Farias e Manoel Lisboa Barbosa integram o Conselho Consultivo, enquanto Daniela Mesquita, Carlos Henrique Dutra, Antônio Carlos Souza, Karine da Costa, Steeve Morin e Paulo Viana fazem parte do Conselho Fiscal.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.