[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um talento de Sergipe terá sua vida narrada em versos no próximo Especial Aperipê. João Silva Franco, mais conhecido como Poeta João Sapateiro, dá uma mostra de seu brilhantismo e vitalidade às lentes da Aperipê TV em mais um documentário dirigido por Pascoal Maynard. Resgatando vida e obra do grande poeta sergipano, o programa vai ao ar às 16 horeas deste sábado, 28, com reprise no domingo, às 21h30.

João Sapateiro nasceu e viveu boa parte da juventude na cidade de Riachuelo. Na adolescência, teve rápida passagem por Aracaju, mudando-se, logo depois, para o município de Laranjeiras. Uma vida inteira de dificuldades não impediu João Silva Franco de chegar aos 88 anos como um dos maiores artistas já nascidos em Sergipe.

João trabalhou em engenho de açúcar na infância e virou engraxate em sua passagem por Aracaju. Mas foi o município de Laranjeiras que o acolheu. Lá, ele passou a escrever poesias paralelamente à atividade de sapateiro, tornando-se, assim, o João Sapateiro, personagem conhecido e ilustre morador da cidade.

Simplicidade, humildade, pureza, riqueza e sabedoria são características encontradas na poesia de João Sapateiro. Para o também poeta Souza Santos, a popularidade da obra de João vem da proximidade que ele cria com o leitor em cada poema que escreve. “João Sapateiro escreve para o povo. Todos entendem e recebem sua mensagem nas poesias bonitas que ele sabe escrever”, declara Santos.

O documentário produzido pela Aperipê TV traz depoimentos de diversas personalidades sobre o poeta sergipano. A atriz Regina Casé e o escritor Luiz Antônio Barreto estão entre aqueles que, além de contar passagens interessantes da vida de João Sapateiro, fizeram questão de ressaltar a admiração e o carinho que têm pelo poeta.

No Especial Aperipê atores declamam poemas de João Sapateiro e o cordelista Gilmar Santana conta, através da literatura de cordel, a história do famoso riachuelense. O próprio homenageado, durante aparição no documentário, emociona o público ao narrar acontecimentos de sua vida e recitar parte de sua vasta obra.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.