[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As bibliotecas das escolas municipais General Freitas Brandão (bairro Suíssa) e Laonte Gama da Silva (bairro Santa Maria) foram contempladas com livros doados pelo Instituto Nestor de Paula e pela Azaléia, indústria de calçados, através de uma parceria com a ONG Missão Criança Aracaju. No total, oito escolas da rede pública de Aracaju e duas bibliotecas (Clodomir Silva e Ivone Menezes de Vieira) serão beneficiadas com as doações.

A primeira entrega, realizada na EMEF General Freitas Brandão, reuniu alunos de várias classes da escola na biblioteca. Com ansiedade, os meninos e meninas folhearam os novos livros e escutaram palavras de incentivo da presidenta da MCA, Eliane Aquino, e da diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Rosângela Cruz.

“O que vocês aprenderem nesses livros, ninguém nunca vai tirar de vocês”, disse Eliane, para a animada platéia. A responsável pela biblioteca da escola, Ângela Feitosa, assumiu o compromisso de fazer os novos livros chegarem aos estudantes. Se depender da aluna Fernanda Santos, esse não vai ser um trabalho difícil. Ainda com os livros espalhados sobre a mesa, ela já escolhia os preferidos. “Achei uma idéia muito boa trazer novos livros para os estudantes. Eu mesma gosto muito de ler, principalmente quadrinhos”, afirmou a adolescente.

A professora Isabel Santos também gostou da iniciativa. Ela é a educadora do Baú de Leitura na escola, um projeto que incentiva a leitura entre os alunos e a construção de noções de cidadania. “Achei ótimo. Com certeza vai ajudar no meu trabalho com os estudantes”, explica.

Laonte Gama
A outra escola a receber com festa os novos livros foi a Laonte Gama, no bairro Santa Maria. Os novos títulos irão reforçar a biblioteca já existente no local. Os estudantes ficaram muito animados e já queriam levar algumas obras para ler em casa. A presidente da Missão Criança Aracaju falou a eles sobre a importância da leitura para o crescimento pessoal. “Os livros nos levam a viagens para outros mundos, e através dessas viagens aprendemos coisas inesquecíveis”, disse Eliane Aquino.

Na EMEF Laonte Gama, a nova biblioteca também irá beneficiar as quatro turmas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), que têm aulas à noite na escola. O ProJovem é um programa do Governo Federal para jovens de 18 a 24 anos que terminaram a 4ª série, mas não concluíram o Ensino Fundamental e estão desempregados. O curso tem duração de um ano com aulas de disciplinas do currículo normal e ainda cursos de profissionalização, língua estrangeira e informática.

Para a próxima segunda-feira, dia 3, está programada a entrega de livros em mais três escolas municipais: Professor Alcebíades de Melo Vilas Boas (bairro Industrial), Escola Rotary de 1° Grau Dr. Wilson Rocha (bairro Siqueira Campos) e Núcleo Major João Teles (Porto Dantas). Já na terça-feira, dia 4, será a vez das bibliotecas das escolas municipais Oviêdo Teixeira (São Carlos) e Olga Benário (Santos Dummont). As solenidades acontecem a partir das 15 horas.

Fonte: Missão Criança[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.