[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o intuito de melhorar a qualidade de ensino e proporcionar aos alunos e professores um ambiente escolar com mais conforto, foram realizadas esta semana mais duas plenárias do Planejamento Estratégico e Participativo da Educação (Pepe). Dessa vez os encontros aconteceram na Escola de Ensino Infantil Dom Avelar Brandão vilela, bairro Olaria, e no Centro Social Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Farolândia. O Centro Social possui mais dois anexos, o CC. Antônio Valença Rollemberg e a Pré-Escola e Creche Neuzice Barreto.

A senhora Maria Bispo dos Santos, 39 anos, mãe de uma aluna da Emei Dom Avelar Brandão Vilela, apontou como meta prioritária a necessidade de adequação do espaço físico da escola para a faixa etária dos alunos. “Acho que os banheiros e bebedouros deveriam ser adequados para as crianças. Isso facilitaria muito, pois os alunos não precisariam da ajuda de professores”, afirmou Maria Bispo. A meta apontada por ela foi contemplada na plenária, pois todos os pais acharam de extrema importância a adequação do espaço físico à idade das crianças.

Contando com a coordenação dos representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a participação de pais de alunos, professores, alunos e coordenadores das escolas, as plenárias estão sendo realizadas para definir o Plano de Ação das unidades para o ano de 2004. Para isto, é preciso haver a participação dos pais para definir o que as escolas estão precisando.

No geral, as metas da Dom Avelar Brandão Vilela ficaram definidas da seguinte maneira: instalações sanitárias completas e adequadas para o uso de crianças e adultos; ampliação do espaço físico da escola com salas de aula, espaço para recepção, estacionamento, mudança da entrada de acesso à escola, área de recreação e canalização da rede de esgoto da área externa e interna da escola; aquisição de materiais didáticos/ pedagógicos e equipamentos para a brinquedoteca (jogos educativos, literatura infantil, cd’s, etc); aquisição de materiais permanentes: vídeo cassete, tv, microsystem, computador, bebedouro adequado a faixa etária, caixa de som amplificada, microfone e câmera fotográfica; por último a implementação da cozinha e refeitório para que atendam às exigências de nutrição, saúde, higiene e segurança.

Já no Centro Social Nossa Senhora Aparecida e seus respectivos anexos a metas definidas pela plenária foram: construção de uma escola própria para cada anexo; lotação de auxiliar de disciplina na Educação Infantil; curso de formação continuada para todos os funcionários da escola; permanência do professor ou estagiário durante o ano letivo; aquisição de materiais tecnológicos; lotação de auxiliar de sala de aula; aquisição de jogos adequados à idade das crianças; curso de formação continuada; lotação de funcionários; aquisição de material didático, pedagógico e equipamentos.

Representaram a Semed durante a realização das plenárias Rosangela Cruz, Adelmo Menezes, Ana Maria Macêdo, Rita de Cássia Dória, Rosa Cristina Ettinger, Cristina Cabral, Claelba Souza, Tereza da Silva e Osório Barreto.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.