[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Conhecimento e diversão. Essas são duas palavras primordiais que definem a maneira como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Francisco, localizada no bairro Lamarão, promoveu na manhã do último sábado, dia 30, a Mostra Aracaju, projeto pedagógico realizado pelos professores da unidade de ensino durante todo o mês de abril. O evento foi realizado com o objetivo de promover o conhecimento mais aprofundado sobre a capital sergipana, além de ser uma homenagem aos 150 de Aracaju.

Para a realização do trabalho de forma democrática, a coordenação deixou os professores livres e cada um escolheu um tema para ser trabalhado com os alunos em sala de aula, a exemplo do Turismo e Lazer. Os temas mostraram situações práticas do cotidiano da capital. “A gente não conhecia nossa cidade direito. Então, esse trabalho veio se somar à retomada da vontade de conhecer o local onde vivemos”, declarou o professor polivalente, José Reginaldo dos Santos.

Além da exposição dos trabalhos em banners, cartazes e maquetes, confeccionados pelos próprios alunos, a escola abriu um espaço para apresentações culturais, tanto dos estudantes, quando dos membros da comunidade interessados em participar do evento. Um grande exemplo foi a participação do artista popular Ranulfo, pai de um aluno da escola que, com seu cavaquinho, encantou os alunos com músicas do cancioneiro popular.

“A apresentação de representantes da cultura popular de Aracaju auxilia na tentativa de estimular o interesse em adquirir conhecimento sobre a nossa cidade e a comunidade em que vivemos. Os alunos precisam se identificar como construtores desses locais, buscando sua história e sua identidade”, declarou o estagiário de educação polivalente, Geraldo Maia, que desenvolveu com os alunos um trabalho sobre os primeiros prédios públicos do município.

Trabalhos Educativos
Muito bem informada, a equipe da 7ª série, composta pelos alunos Michael Rafael Barbosa, 13, Luiz Henrique Santos Vieira, 14, Antelmo de Andrade Aragão, 12, Gilverto Melo Santos Jr. e Mislene Costa de Souza, ambos de 14 anos, se alternava em explicar os dois trabalhos que desenvolveram para a Mostra Aracaju, um de Geografia, sobre o Meio Ambiente e o outro sobre as formas alternativas de praticar Educação Física na Emef. Sério Francisco.

Em uma semana o grupo produziu o material necessário para as apresentações e, segundo os estudantes, foi muita correria e conversa para que tudo desse certo. A crítica à poluição e ao desperdício era uma das bases de construção do discurso dos alunos no trabalho sobre a preservação do Meio Ambiente.

Temas como o desperdício da água, a poluição dos rios, a necessidade da revitalização do rio São Francisco e a conscientização da população para a preservação eram muito bem explicados pelos alunos, que se alternavam constantemente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.