CONHEÇA NOSSA LOJA!
Escola Municipal realiza projeto que valoriza a cultura indígena

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara Machado, que atende mais de 450 alunos na faixa de 4 a 6 anos, realiza até o próximo dia 30 o projeto Índio não quer apito. Quer Respeito. Segundo a coordenadora geral da escola, Leila Argolo, o objetivo é trabalhar a questão da raça indígena e mostrar às crianças sua cultura, seus hábitos e a vida do índio dentro do seu habitat natural.
Segundo a coordenadora, há mais de uma semana o tema vem sendo tratado de diferentes maneiras. Uma delas foi com a visita, no dia 24, de 10 integrantes da tribo Cariri-xocó, sete homens e três mulheres que estiveram na escola. Eles contaram um pouco de sua história e mostraram aspectos do seu cotidiano através de oficinas de artes, cerâmicas e lendas. “Durante a visita, foram realizadas rodas de conversa com os índios, onde o cacique respondeu aos questionamentos e dúvidas tanto de alunos como dos professores”, disse Leila Argolo.
Os indígenas realizaram ainda a construção de uma oca em tamanho natural, que está em exposição no colégio, e também ensinaram aos alunos como usar a maracá (instrumento musical), e como dançar o Toré. Também foram realizadas atividades com a participação das mães dos alunos.
Todo o material de cerâmica e artesanato que foi confeccionado pelos índios já está exposto na escola. “Para o encerramento do projeto serão expostos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos que mostrarão a visão da criança e de tudo o que ela absorveu dos índios e dos professores”, afirmou Leila. Segundo ela, para o mês de maio o tema a ser trabalhado será o trabalhador.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados