[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Escola Estadual Professora Maria Hermínia Caldas está realizando o 1º encontro de arte e cultura africana e afro-brasileira. O projeto teve ampla participação de professores e alunos, com o objetivo de trabalhar os aspectos da identidade cultural brasileira e sergipana a partir da contribuição africana. As atividades terão início nesta quarta-feira, 25, a partir das 8h, na própria unidade escolar, e prosseguem até o dia 27 de novembro.
 
Para o professor Alisson Gomes, um dos coordenadores do encontro, discutir essa temática junto a alunos e comunidade é de vital importância. “A cultura trazida pelos negros africanos ficou obscura e gerou muitos preconceitos ao longo do tempo. Por isso, é nosso dever, como educadores, trazer essa discussão à tona e mostrar à sociedade toda a riqueza e importância dos costumes africanos para a formação da identidade nacional”, declarou o professor.
 
Programação
 
No primeiro dia do evento será realizado, no turno da manhã, o minicurso História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. No turno da tarde haverá a apresentação do grupo de dança ‘Um quê de negritude’, formado por estudantes do Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Às 19h a professora Joceneide Cunha, da Universidade Federal de Sergipe, irá proferir a palestra  ‘A contribuição da cultura negra para a formação da sergipanidade’. Os trabalhos do dia terminam com mais uma apresentação do grupo ‘Um quê de negritude’.
 
No segundo dia do projeto, 26, no turno da manhã, os alunos farão uma excursão à cidade histórica de Laranjeiras, onde conhecerão o museu de cultura africana. De volta à escola, no turno da tarde, eles assistirão a uma peça de teatro, apresentações de dança e música. Haverá ainda no pátio da escola exposições de fotos e produtos artesanais. No dia 27, último dia do evento, será realizado 1º Concurso de Beleza Negra, que acontecerá às 18h no clube Cotinguiba.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.