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A Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe (Esapgese) capacitou em torno de 500 servidores em apenas três meses. A escola promove cursos, palestras, seminários e congressos voltados para o servidor público do Poder Executivo Estadual. Em três anos, a Escola de Governo capacitou em torno de 5,5 mil servidores e promoveu 191 cursos. Para 2010, a Esapgese programou 40 cursos distribuídos em cinco áreas: Planejamento e Gestão, Administração Financeira e Orçamentária, Comunicação e Motivação, Compras Governamentais e Informática.

Cada curso pode gerar mais de uma turma aberta, como é o caso dos cursos de informática que se desdobram em horários diferenciados para atender a um maior número de servidores. Para 2010, a meta é formar 100 turmas e dobrar para três mil o número de capacitados que no ano passado foi de 1.574 servidores.

A Esapgese faz parte da Secretaria de Estado da Administração. Para o secretário Jorge Alberto, os números crescentes demonstram o compromisso do atual governo em valorizar o servidor público. “A Escola está sempre presente no processo de valorização e capacitação do servidor público estadual, cumprindo assim o compromisso do governador Marcelo Déda de modernizar a administração pública por meio da atualização profissional de seus servidores”, disse.

O diretor da Escola, Gustavo de Andrade, destacou a facilidade de inscrição. “Qualquer servidor público do Poder Executivo estadual pode se inscrever. Basta acessar o site www.escola.se.gov.br e validar a sua inscrição ao seu chefe”, disse. A diretora de ensino da escola, Maria do Carmo Marcondes Piloto, acrescentou que a programação dos cursos é formada com base nas demandas solicitadas pelos órgãos públicos.

Inscrições abertas

A Escola de Governo também está com inscrições abertas em quatro cursos: ‘Ética e serviço público’; ‘5 S Quebrando paradigmas’ e ‘Excelência no Atendimento ao Cidadão’, esses três a serem realizados de 7 a 11 de junho. De 14 a 18 de junho acontecerá o curso de ‘A arte de falar em público’. As inscrições para os cursos e demais eventos promovidos pela Escola são gratuitas.

Esta semana, aconteceram cursos de informática e o de Gestão Financeira e Previdenciária. As aulas foram realizadas no laboratório de informática da escola. Já o segundo aconteceu no Hotel Celi.

Qualquer informação sobre os procedimentos para a realização das inscrições pode ser adquirida através do site da Escola de Governo, ou pelos telefones 3179-5080/ 3179-4105. A Escola está situada na av. Beira Mar, 366, bairro 13 de Julho, e funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Obras de ampliação

Em janeiro deste ano, o Governo do Estado deu início à obra de ampliação da sede da Secretaria de Estado da Administração para abrigar a Escola. O novo espaço terá aproximadamente 300m² com três salas de aula, um laboratório de informática e salas para abrigar os setores administrativos e de serviços gráficos da Escola, oferecendo mais conforto e ferramentas para a capacitação do servidor. A conclusão da obra está prevista para setembro deste ano.

Um total de R$ 417.254,12 foi investido para realização da obra. Os recursos foram obtidos pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) via Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão do Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal (PNAGE). A empresa contratada para executar as obras é a RGM Construções Ltda, vencedora da licitação realizada pela Cehop.

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