[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Teve início nesta segunda-feira, dia 2, a intervenção junto a crianças e adolescentes em situação de rua na capital. A ação está sendo desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, e conta com o apoio de órgãos públicos, organizações não governamentais e empresas privadas
Diariamente estarão nas ruas equipes formadas por dois educadores sociais, um técnico (assistente social, pedagogo ou psicólogo) e dois guardas municipais. Posteriormente o trabalho irá contar com o apoio dos comissários do Juizado da Infância e da Juventude. Durante a manhã e a tarde serão três equipes trabalhando e duas à noite. O objetivo da abordagem é ter o caráter pedagógico e não repressivo. Serão seis áreas de atuação: Centro Comercial, Rodoviária Velha, Shopping Jardins, Batistão, avenida Gonçalo Rollemberg Leite, mais conhecida como Nova Saneamento e a Orla de Atalaia. Esses locais já vinham sendo acompanhados por conta da concentração de crianças e adolescentes em situação de risco.
Segundo a secretária de Assistência Social, Ana Côrtes, o objetivo da ação é reintegrar esse público à sociedade e, principalmente, à família que é a base para a formação do indivíduo, além de promover atividades sócio-educativas como alternativa de impedir o retorno delas às ruas.
Após a abordagem, a intenção é encaminhar os menores que estejam trabalhando ou mendigando para a sua família. “Temos tido uma boa receptividade das famílias e crianças que abordamos neste primeiro momento da ação. Eles têm reagido bem ao trabalho”, diz a assistente social Maria Otávia Gonçalves de Miranda.
A participação da sociedade também é muito importante para o sucesso da ação. Nesse sentido, vem sendo planejada uma campanha para conscientizar a população de que dar esmolas não resolve a situação. Essa atitude equivocada estimula a permanência dos meninos e meninas nas ruas.
“Estamos desenvolvendo um novo momento em defesa da dignidade e cidadania dessas crianças e adolescentes que permanecem nas ruas”, afirma Ana Côrtes.

Locais de atuação – Diariamente, as equipes vão está fazendo o trabalho de abordagem nas seguintes áreas:
Centro Comercial:
1. Calçadão da João Pessoa, Laranjeiras e São Cristóvão
2. Praça General Valadão – Beco dos Cocos
3. Mercados Municipais
Rodoviária Velha
1. Praça Godofredo Diniz
2. Semáforo da Av. Coelho e Campos com João Ribeiro
3. Praça Princesa Isabel
Shopping Jardins
1. Cruzamento da Av. Sílvio Teixeira com Pedro Valadares
2. Av. Francisco Porto (do viaduto ao semáforo da Beira Mar)
3. Trevo do posto São Judas Tadeu
Batistão
1. Ginásio Consâncio Vieira
2. Biblioteca Pública
3. Praça Tobias Barreto
Av. Gonçalo Rollemberg (antiga Nova Saneamento)
1. Posto Aperipê
2. Praça da intersecção das Av. Rio de Janeiro, Desembargador Maynard com Av. Gentil Tavares
3. Praça da Bandeira
Orla da Atalaia (das 18h às 22h)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.