CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em 2008, será filmado em Aracaju e algumas outras cidades sergipanas, como Laranjeiras e Japaratuba, o longa-metragem `O Senhor do Labirinto´. A película, que contará a vida e a arte de Arthur Bispo do Rosário, será realizada em parceria com a Prefeitura de Aracaju, que apoiará as oficinas de profissionalização da equipe técnica recrutada na capital.

O diretor artístico do filme, Sérgio Silveira, apresentou na noite de ontem, quinta-feira, na Casa Rua da Cultura, uma explanação aos alunos dos `Projeto Acesso´ sobre as oficinas de arte ofertadas pela equipe de produção do filme. Na ocasião, ele explicou a ementa das oficinas artesanais e teóricas. "Os alunos selecionados discutirão temas como a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário, o desenvolvimento de um projeto de arte para um longa-metragem cinematográfico e a realização de cópias cenográficas para compor parte do acervo de assemblages (adereços) e bordados de Bispo do Rosário", explicou.

Sérgio também falou sobre o objetivo da realização das oficinas e incentivou a participação dos pais dos alunos do `Projeto Acesso´. "Essa fase inicial de composição do filme tem como objetivo primordial selecionar profissionais capacitados para compor a equipe de produção artística da película. O público-alvo das oficinas são carpinteiros, marceneiros, pintores de parede e de arte, costureiras, bordadeiras, artesãos, estudantes de arte e arquitetura, que estejam interessados em aprimorar seus conhecimentos técnicos e integrar a equipe de produção do filme", disse.

As inscrições das oficinas estão abertas a partir de hoje, sexta-feira, e seguem até a próxima terça-feira, dia 4 de dezembro. Serão ofertados cursos profissionalizantes gratuitos de vestes e bordados, assemblages (adereços) e projeto de arte e cenografia para cinema, sob a coordenação de Sério Silveira, com monitoria de Lana Patrícia e Sérgio Chaves.

O curso de aprimoramento artístico terá vagas limitadas e será realizado em duas etapas. A primeira tem início no próximo dia 10 e segue até 21 de dezembro. A segunda fase está prevista para ser realizada de 7 a 12 de janeiro de 2008. As oficinas serão realizadas na unidade da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), do conjunto Jardim Esperança, localizado na rua Júpiter, próximo ao campo de futebol no bairro Inácio Barbosa, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Os interessados devem procurar o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), situado na rua Lagarto, 2161, bairro São José. Informações: (79) 3211-1505 / 3211-1490 (Flávia Burgos).

Fortalecimento do audiovisual aracajuano

Além dos cursos de oficinas artesanais, a equipe de produção do longa `O Senhor do Labirinto´ promoverá uma oficina gratuita de `Assistência e Direção´, em parceria com o NPDOV, durante o período de 3 a 7 de dezembro.

A oficina será ministrada por Geraldo Motta (RJ), diretor do filme. O objetivo do curso é discutir e diferenciar as atribuições do assistente e do diretor de um filme, ressaltando a importância de ambos para a excelência do trabalho final.

Para a presidente da Funcaju, Lucimara Passos, o apoio da Prefeitura de Aracaju à produção da película representa um avanço significativo na cadeia de produção do audiovisual local. "O objetivo da PMA é atrair os olhos da indústria cinematográfica para Aracaju e consolidar a cidade como pólo importante de produção audiovisual no país. Não é uma tarefa simples, mas um desafio que a Prefeitura faz questão de encarar, apostando no potencial da produção local", enfatiza.

Lucimara ressaltou que a Prefeitura de Aracaju tem demonstrado com ações concretas a disposição em alcançar esse objetivo. "Na verdade, o apoio é uma ação que se soma às outras iniciativas que estão sendo desenvolvidas na área do audiovisual, como a criação do Núcleo de produção Digital, que investe fortemente na formação de profissionais deste segmento, com cursos de roteiro, edição, direção e fotografia, e também o lançamento do Edital de Apoio ao Audiovisual, que recentemente contemplou cinco projetos com o apoio de R$ 15 mil para cada produtor realizar seu curta-metragem", finaliza.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados