[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dando continuidade ao processo de arborização da cidade, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou na manhã de hoje, sexta-feira, o plantio de 50 mudas de árvore em parceria com o projeto ´Cheiro de Mato´, do Colégio Arquidiocesano, na Praça Jornalista Orlando Dantas do conjunto Augusto Franco.

Segundo o presidente da Emsurb, Sílvio Santos, apesar do poder público ter a obrigação de ajudar em tudo que esteja relacionado à preservação do Meio Ambiente, a participação da população é fundamental. “Iremos dar início a uma campanha de conscientização junto aos moradores das regiões em que estaremos atuando, pois é impossível desenvolvermos qualquer trabalho sem a colaboração deles”, afirmou.

Sílvio Santos disse ainda que a meta da Emsurb é plantar três mil árvores durante a Primavera deste ano. “Queremos tornar Aracaju uma cidade ainda mais agradável para se viver. Então, a arborização da cidade contribui muito para a qualidade de vida da população”, disse.

No plantio foram utilizadas cinco espécies de mudas: Craibeira, Angico, Ipê Roxo, Tamboril e Cajueiro. Duas turmas de estudantes do Ensino Médio se revezaram no plantio, assessorados por técnicos da Emsurb.

De acordo com o diretor do Colégio Arquidiocesano, Cônego José Carvalho, toda reforma da sociedade começa na educação. “O importante é que o jovem aprenda a respeitar o Meio Ambiente e possa sentir que está trabalhando para colaborar com os seus concidadãos”, comentou.

O professor de Biologia e responsável pelo projeto ´Cheiro de Mato´, José Bezerra, disse que a educação ambiental se faz com exemplos. “Já fizemos várias parcerias com a Emsurb que sempre tem contribuído de forma significativa no processo de conscientização dos alunos. É necessário começar a trabalhar a criança desde pequena, para que no futuro tenhamos multiplicadores desta idéia”, apontou.

Para o gerente de Áreas Verdes, Francisco Ney Maia, Aracaju tem um solo muito arenoso, por isso alguns cuidados devem ser tomados. “Precisamos enriquecê-lo com outros materiais, como a terra vegetal e esterco de bovino. Além disso, disponibilizamos um caminhão-tanque, já que as mudas precisam ser regadas todos os dias”, orientou.

Moradora do Conjunto Augusto Franco há 27 anos, Maria Auxiliadora diz que ter uma área verde na comunidade é vital, assim como os cuidados com a preservação desses espaços. “Meu esposo acorda todos os dias mais cedo para vir ajudar a cuidar da praça, varrendo ou regando. Isso deveria ser uma preocupação de todos, pois todos são beneficiados igualmente”, ressaltou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.