[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Embora já esteja trabalhando em função do Carnaju 2006 há mais de um mês, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) inicia efetivamente na noite de hoje as atividades voltadas para o evento, através da fiscalização do comércio e da limpeza da Praça de Eventos Hilton Lopes, palco da festa carnavalesca promovida pela Prefeitura de Aracaju.

Ontem, 23, os crachás de identificação para os ambulantes contemplados que comercializarão durante todo o Carnaju 2006 foram entregues aos comerciantes no escritório de apoio da Emsurb, localizado no Mercado Thales Ferraz. Muitos ambulantes chegaram cedo ao ponto de entrega de crachás cheios de expectativa com o lucro que será retirado da festa. Para a maioria, a renda que será adquirida servirá de investimento para a comercialização em outros eventos.

Esse é o caso de Pedro Alvino, que vive de comércio ambulante. Para o comerciante a maioria do lucro retirado será investido para outros eventos. “Eu estou investindo bem nesses eventos, o lucro do Pré-Caju, por exemplo, guardei para ter renda a fim de comercializar no Carnaju 2006. Agora no final das festas tirarei meu lucro de verdade, onde investirei na reforma do meu barzinho no bairro que moro”, relata.

Já para Petrúcia Andrade que nunca comercializou antes em festas espera o lucro imediato para começar a construir sua casa. “Nunca comercializei antes em festas, tomei essa decisão para começar a construir minha casa, o dinheiro que eu conseguir gastarei logo na construção para me livrar o mais rápido possível do aluguel”, explica.

Segundo o diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Carlos Mota, o sorteio para selecionar os ambulantes e a taxa cobrada são feitos exatamente para manter a ordem do comércio para os foliões e principalmente para os ambulantes sorteados, limitando a área do evento somente para os cadastrados. “Como não dá para privilegiar todo o grupo de ambulantes da cidade de Aracaju, a sorte é que decide quem irá ter a vaga para comercializar. Todo esse processo de sorteio e taxa cobrada é para beneficiar os próprios ambulantes, que terão sua freguesia garantida sem a presença de ambulantes não cadastrados dentro da área do evento, tudo isso é vantagem para o comerciante que é cadastrado, e para os festeiros que desfrutarão de um comércio organizado, instalados em pontos adequados e estratégicos”. ressalta.

Na fiscalização desse comércio estarão envolvidas mais de 50 pessoas, divididas em equipes fixas nos portões de acesso à arena, e também equipes volantes, que circularão pela praça para evitar que porventura algum comerciante não autorizado ainda consiga adentrar à festa.

Limpeza
Pela manhã, sempre a partir das 6 horas, uma outra equipe entra em ação: são os agentes de limpeza, que vão se dividir em quatro equipes compostas por 14 agentes. Como parte da estrutura de limpeza, as equipes terão à disposição um caminhão compactador três caminhões-pipa, e uma caixa coletora de cinco metros cúbicos.

Além da limpeza da Praça de Eventos Hilton Lopes e adjacências, a Emsurb vai manter equipes de plantão para efetuar a limpeza de pontos de concentração e festa na cidade, como no bairro Getúlio Vargas. A praia também vai receber atenção especial, com o reforço das equipes que executam os serviços de rotina. Duas equipes extra estão dando apoio na limpeza desde a sexta até a quarta-feira de Cinzas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.