[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi consolidado na manhã desta sexta-feira, 26, o relatório técnico do Programa Águas de Sergipe. Desde o início dessa semana que a Missão do Banco Mundial (Bird) se fixou no estado para fechar o relatório junto com técnicos da Secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e demais órgãos do estado. Com mais essa etapa concluída, o Governo do Estado chega cada vez mais perto da aquisição de empréstimo no valor de US$ 117,125 milhões para a revitalização da bacia hidrográfica do rio Sergipe e a consolidação do Sistema de Recursos Hídricos no Estado.

De acordo com o gerente do projeto e representante do Banco Mundial, Marcos Thadeu Abicalil, com a conclusão do relatório resta agora o levantamento da gestão financeira e licitação do programa para implementação do projeto.

Revela Abicalil que a Unidade de Administração do Programa Águas de Sergipe (Uapas), vinculada à Semarh, deverá até o dia 20 de março, data que voltarão ao estado, entregar os documentos da gestão financeira e de licitação. “A partir daí, esperaremos então a decisão do Bird, que deverá está negociando contrato de empréstimo agora no mês de abril deste ano”, afirmou.

Ainda de acordo com o representante do Banco Mundial, o Bird é um banco rigoroso e criterioso nas avaliações. “Estamos contando com os bons resultados de todo a parte técnica que estamos enviando ao banco. O desempenho do estado nesse projeto está sendo excelente, porém, toda avaliação é feita conjuntamente, uma vez que depende das avaliações do Banco Mundial e dos governos federal e estadual. “Eu, pessoalmente, estou otimista quanto à parte técnica. Acredito que o que foi desenhado no papel irá ser colocado no chão brevemente”, salientou o representante do Bird.

O superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, lembra que desde dezembro de 2008, data inicial dos trabalhos que deram vida ao Águas de Sergipe, que várias etapas foram executadas junto ao Bird para a implementação do programa no Estado. “Agora, é só aguardamos a próxima fase”, frisa.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, comemora o fato do Governo do Estado estar trabalhando pela primeira vez de forma integrada com o tema “água” no Estado. “Existe uma identidade de vários órgãos envolvidos com o programa que é, sem dúvida, um projeto de grande valia para a população de Sergipe”, afirma.

Ressalta o secretário que o programa envolverá ações de desenvolvimento funcional, de abastecimento de água, saneamento, irrigação, desenvolvimento sanitário, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental, drenagem urbana e resíduos sólidos. “Tudo isso irá se remeter a um imensurável ato, que é a revitalização da bacia hidrográfica do rio Sergipe”, comemora Genival.

Participantes

Técnicos de vários órgãos do Estado e da Semarh, que é a coordenadora do Programa Águas de Sergipe, participaram da semana de reunião para conclusão de relatório técnico do projeto. Pelo Banco Mundial, além de Thadeu Abicalil, integravam a Missão, a coordenadora do Setor de Desenvolvimento Sustentável do Bird no Brasil, Jennifer Sara; a especialista em Aquisições, Sinue Aliram; o  especialista em Gestão Financeira, Eduardo França; a especialista em Irrigação e Águas Subterrânea Daniele La Porta; a economista Julia Tierney  e a especialista em Avaliação Social e Ambiental, Clarisse Dall’Acqua.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.