[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cerca de 70 alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Maria Clara Machado, situada no bairro Santos Dumont, participaram da V Marcha da Consciência Negra, evento tradicional realizado dentro das comemorações do mês destinado à causa. A caminhada, que percorreu as principais ruas do bairro, é a culminância do projeto ´O despertar da identidade negra na educação infantil’, realizado pela escola ao longo do ano.

Munidas de apitos e bandeirinhas, as crianças desfilaram acompanhadas de seus pais e professores, ao som da banda Axé Kizomba. Demonstravam muita alegria e animação e, o mais importante, conhecimento sobre o tema. "Zumbi dos Palmares foi o comandante da revolução dos negros no nosso país", disse consciente o pequeno Marklen Mateus Santos, 6 anos, aluno do pré-escolar da Escola.

"Acho importante que a gente possa mostrar para as pessoas que moram no nosso bairro como é importante saber mais sobre os negros do nosso país", afirmou empolgado o garoto Jailson Gonçalves dos Santos, 6 anos, também do pré-escolar. "Estou gostando muito de desfilar pelas ruas do bairro onde moro, porque assim mostramos o que aprendemos na escola e também porque é muito divertido, a gente pode brincar e dançar", concluiu o menino.

A coordenadora Geral da Emei Maria Clara, a professora Dejanira Neves Matos, afirmou que a marcha está no seu quinto ano e vem apresentar um dos pontos do projeto político-pedagógico da escola. "A marcha finaliza um processo que construímos ao longo do ano, onde discutimos com os alunos uma percepção sobre a cidadania e consciência negra. Nosso país é uma mistura de raças, por isso, devemos conscientizar nossos alunos sobre a miscigenação do Brasil para que não cultivem nenhum tipo de discriminação com pessoas de outra cor. Por isso, valorizamos e investimos na história do país e isso nos levou a escolher como foco um personagem importante, como Zumbi dos Palmares", afirmou a coordenadora Dejanira Neves.

O desfile da criançada chamou a atenção de muita gente, como José Marcos dos Santos, morador do Santos Dumont. Para ele, a iniciativa da escola mostra a preocupação da unidade de ensino em educar as crianças. "Está mostrando que prepara os alunos, que estão participando dessa atividade de forma consciente e inteligente. É importante que todas as escolas façam o mesmo, porque só assim nossos jovens terão uma educação melhor", declarou.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.