[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Florentino Menezes, localizada no povoado Areia Branca, no bairro Mosqueiro, estão em ritmo intensivo de ensaios visando o Desfile Cívico Municipal, que acontece no próximo domingo, a partir das 8 horas, no bairro Siqueira Campos. Os 62 representantes da instituição no evento, que este ano terá como tema “Escola: Esporte”, realizam até este sábado, na própria quadra de esportes do estabelecimento de ensino, mais quatro ensaios para se apresentarem ao público. Até agora, já ocorreram dois ensaios, que estão definindo a função e postura de cada estudante na avenida.

De acordo com a coordenadora administrativa da Florentino Menezes, Rosaura Rocha de Melo, no sorteio realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) ficou definido que a instituição será a sexta a desfilar e que os estudantes vão ficar responsáveis em mostrar ao público a origem e a evolução do boxe, praticado pela primeira vez como esporte há cerca de cinco mil anos, no Egito. “Cada escola ficará responsável por uma modalidade esportiva. A nossa será o boxe, também conhecida como pugilismo. Vamos contar na avenida sua história e lembrar grandes pugilistas brasileiros, como Éder Jofre, Acelino Popó Freitas e o sergipano Adilson Maguila”, informou.

Ainda segundo Rosaura, a Semed conseguiu duas roupas de faraós e luvas de boxe para incrementar o visual dos alunos da escola no desfile. A escola, por sua vez, está providenciando a costura de roupões, com os quais os pugilistas costumam entrar no ringue. “Teremos ainda nosso pelotão fardado e a banda da EMEF Olga Benário, que nos conduzirá pela avenida”, avisa a coordenadora, lembrando que no dia do desfile os alunos também terão à disposição um ônibus cedido pela Semed para o deslocamento.

Rosaura diz que a motivação dos alunos para participar do desfile é grande. Desde a confirmação da participação da escola na festa realizada pela Prefeitura de Aracaju, os estudantes se mostram animados em honrar o nome da escola. “Seremos representados por alunos da 5ª à 8ª séries, que estão na idade da adolescência. E o adolescente, como é natural da idade, gosta de se mostrar. Isso é uma característica que faz parte da formação de sua personalidade e ajuda a alavancar sua auto-estima”, observa.

A EMEF Florentino Menezes tem hoje no seu corpo discente 558 alunos, que freqüentam as instalações da escola em três turnos, a depender da idade. Pela manhã, a instituição é sede para as aulas da Educação Infantil à 4ª série. À tarde, é a vez dos adolescentes da 5ª à 8ª séries. E, à noite, a escola recebe os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Paeja) e do curso de aceleração. As aulas são ministradas pelo corpo docente formado por 12 professores polivalentes, além de quatro de Português, um de Inglês, dois de Geografia, três de Matemática, dois de História, um de Arte, dois de Religião, três de Educação Física e dois do Paeja.

Com nova gestão desde o dia 26 de abril, o estabelecimento de ensino desfilou pela última vez em 2004, quando representou na avenida o Natal, no desfile que teve como tema principal as festas populares.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.