[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza de Carvalho, e o Prefeito do Município de Umbaúba, Anderson Farias, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 31, na sede da empresa, para discutirem sobre dois itens importantes para aquele município: o primeiro tratou sobre a regularização fundiária de aproximadamente 2.500 propriedades rurais e o segundo sobre a construção de um matadouro, em parceria com um grupo de investidores local.
 
As demandas foram suscitadas pelo prefeito Anderson que, na oportunidade, apresentou os investidores que teriam interesse na construção de um matadouro no município. “Nós trouxemos um grupo de investidores que querem investir nesse campo de abate de carne bovina, que é uma área extremamente carente no município, para que eles pudessem conhecer as regras, a legislação vigente, as especificidades para construção de um matadouro. E, nessa conversa que tivemos com a Emdagro, a qual mostrou os prós e os contras do empreendimento, os investidores saíram entusiasmados”, destacou o prefeito, acrescentando que esse matadouro irá beneficiar 14 municípios da região.
 
Pela explicação apresentada através da diretoria de defesa animal e vegetal da Emdagro, o Estado entraria com o serviço de inspeção – que é o que a Emdagro oferece – e que posteriormente seriam negociados com os órgãos competentes e os incentivos fiscais que o Estado pode dar para a construção do matadouro, sendo ele totalmente da iniciativa privada, cabendo somente ao Estado os serviços que ele poderia oferecer.
 
Ainda na reunião, foi tratada a questão da regularização fundiária onde, inicialmente, o Estado, em convênio com o Incra e com a prefeitura, irá fazer o georreferenciamento de aproximadamente 2.500 propriedades rurais – podendo chegar a mais de 4 mil -,  garantindo assim aos agricultores familiares o título de posse de sua terra. Com a regularização, também o município e o Estado poderão tomar par das atuais condições desses agricultores e planejar ações mais incisivas que proporcionem a eles o acesso às políticas públicas disponibilizadas atualmente.
 
“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Emdagro, firmou convênio com o Incra para formalizar esse trabalho lá no município de Umbaúba, como em outros municípios, para tentar fazer o levantamento de toda a malha fundiária e entregar de forma gratuita para todos os agricultores o seu título de terra, que é o documento mais importante que o produtor pode ter porque dá a ele a propriedade de sua terra, além de outras vantagens”, explicou o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho.
 
Segundo ele, ficou como encaminhamento uma próxima reunião marcada para o dia 1º de março, feita em Umbaúba, com a participação de toda a sociedade umbaubense, dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além das entidades ligadas ao homem do campo, das autoridades eclesiásticas e dos movimentos sociais, onde será mostrada a importância dessa parceria na realização da regularização fundiária daquele município.
 
Além do presidente da Emdagro, Jefferson Carvalho, e do prefeito de Umbaúba, Anderson Farias, estiveram presentes na reunião o Diretor e o Coordenador de Ações Fundiárias da Emdagro, Gilson Barreto e Idalton Martins, respectivamente, a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezen e dois empresários do comércio local de Umbaúba interessados em investir na construção do matadouro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.