[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fiscalização Agropecuária da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) apreendeu na última semana 70 quilos de linguiça tipo calabresa e oito litros de mel em cinco estabelecimentos comerciais nos municípios de Itaporanga d’Ajuda, Salgado e Lagarto. Durante as blitz os fiscais detectaram que a linguiça não possuía o selo do Serviço de Inspeção Federal (Sif) e o mel utilizava o selo do Serviço de Inspeção Estadual (Sie/Se) indevidamente.

Segundo o responsável pelo Setor de Fiscalização Agropecuária, Hildebrando Vieira, os supermercados foram notificados, seus produtos apreendidos e incinerados nas dependências da Emdagro. “Esses produtos não apresentavam garantia de qualidade, o que coloca em risco a saúde do consumidor, o status sanitário, compromete o comércio local e a arrecadação do Estado”, diz.

Ainda segundo ele, as empresas fornecedoras foram contatadas e as medidas judiciais estão sendo devidamente adotadas uma vez que a linguiça apreendida possuía apenas o selo do Serviço de Inspeção Estadual de São Paulo e Bahia, o que só permitiria, pela legislação vigente, sua comercialização em seus estados de origem. “Já no caso do mel, as medidas criminais também serão tomadas para que os responsáveis respondam pelos seus atos, uma vez que eles falsificaram o selo estadual”.

Outras apreensões

Na semana anterior, uma blitz realizada pela equipe do posto fiscal de Canindé do São Francisco abordou 50 caminhões e apreendeu 80 quilos de queijo oriundo de Alagoas e uma carga de cinco toneladas de laranja.

“O queijo vindo de Alagoas não pode, em hipótese alguma, adentrar em Sergipe porque aquele estado é considerado zona de médio risco contra a febre aftosa, o que colocaria o nosso estado em risco”, diz o chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Emdagro, Célio Cruz Fontes.

Já as laranjas foram apreendidas por não possuírem a documentação sanitária obrigatória. “As apreensões representam o rigor com que o Governo atual trabalhar para garantir a qualidade dos alimentos que são colocados na mesa do consumidor, a sanidade dos nossos pomares e rebanhos”, acrescentou.

Célio Fontes fez ainda uma alerta à população para que, ao adquirir produtos de origem animal, todos fiquem atentos ao selo do Serviço de Inspeção Estadual (Sie/Se) que, em Sergipe, é de responsabilidade da Emdagro, como também o serviço de Inspeção Federal (Sif). Se o consumidor identificar alguma irregularidade, é possível denunciar através dos telefones (79) 3234-2626 ou 3234-2627.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.