[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A gestora da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Eloísa Galdino, está em Brasília participando da 6ª Reunião Extraordinária do Plenário do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e do 1º Seminário Planos de Cultura. A agenda da gestora segue até sexta-feira, 2 de março, quando a  ministra da Cultura, Ana de Hollanda, fará o lançamento do Programa de Fortalecimento Institucional pela Implementação do Sistema de Cultura.

O programa prevê o apoio a Estados e municípios na elaboração de seus Planos de Cultura, além de auxiliar as Representações Regionais do Ministério da Cultura (MinC) na constituição dos sistemas estaduais e Municipais de Cultura (em parceria com a Unesco) e também apoiar a formação de gestores culturais do Nordeste, contando com a colaboração de equipes técnicas da Fundação Joaquim Nabuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As duas últimas ações serão lançadas posteriormente, até o final de março.

Para auxiliar na elaboração dos Planos de Cultura, o MinC contará com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante o lançamento do programa, a ministra Ana de Hollanda irá assinar Portaria criando os Conselhos Gestores Nacionais dos projetos e o secretário de Articulação Institucional do Minc, João Roberto Peixe, firmará os Termos de Cooperação entre o ministério, as universidades e os estados e municípios.

A UFSC será a responsável pelo apoio técnico à elaboração dos Planos de Cultura de 17 estados e a UFBA irá auxiliar na elaboração dos planos de Cultura de 20 municípios, sendo 12 capitais e oito cidades de regiões metropolitanas. O Estado de Sergipe e três municípios sergipanos serão contemplados com o trabalho de cooperação técnica com as universidades para efetivar a elaboração dos seus planos, que são peça fundamental na implementação dos Sistemas Estadual e Municipais de Cultura. 

Além da secretária Eloísa Galdino, participam do evento os técnicos da Secult recentemente contratados que ficarão responsáveis pela articulação dos municípios sergipanos e da classe artística para a elaboração do Plano Estadual de Cultura – que é, para a secretária de Cultura, uma meta para o ano de 2012.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.