[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda participou nesta quarta, 30, em Brasília, da última homenagem ao ex-vice-presidente da República, José Alencar, que morreu na terça, 29, vítima de câncer. O velório, no Palácio do Planalto, aberto à visitação pública, foi precedido de missa celebrada conjuntamente por Dom Dimas Barbosa, secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Lorenzo Baldissiere, Núncio Apostólico, e Dom Waldemar Dalbelo, da Arquidiocese de Brasília.

Acompanharam o governador à capital da República o secretário de Planejamento, José de Oliveira Júnior, e o representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.

Leia abaixo a íntegra do depoimento oficial do governador sobre o falecimento do ex-vice-presidente:

O Brasil sofreu hoje uma gigantesca perda. A morte de José de Alencar abre um espaço difícil de ser preenchido na vida pública nacional.

Um dos maiores empresários do Brasil, José de Alencar não hesitou diante do convite para ocupar a Vice-presidência na chapa liderada por Lula,  um operário, líder de um partido de esquerda, com uma história construída nas lutas dos trabalhadores. Com visão estratégica e grande discernimento, ele compreendeu que ali se jogava o futuro do Brasil e que sua presença na chapa seria uma verdadeira âncora, estabilizando a disputa e ajudando a afastar preconceitos.

Eleito Vice-Presidente, José de Alencar manteve-se fiel à sua biografia e leal ao projeto que abraçara. Nacionalista, defensor da produção, nunca deixou de criticar os juros altos, mas não permitiu que questões pontuais prejudicassem sua excelente relação com o Presidente Lula. Nos momentos mais críticos do Governo Lula, diante de uma oposição enfurecida que apostava todas as suas fichas na desestabilização do governo, revelou o seu espírito público e a sua grandeza de caráter, mantendo incondicional apoio ao Presidente e afastando o canto das sereias golpistas do seu gabinete.  Foi, portanto, o grande parceiro de Lula, responsável também pelos extraordinários resultados alcançados pelo Brasil nos últimos oito anos.

Atingido por grave enfermidade, voltou a dar exemplo de fé na vida. Resistiu brava e dignamente ao câncer, lutando com todas as suas forças até o dia de hoje. Fez dezenas de cirurgias, atravessou momentos de grande sofrimento, mas jamais se ouviu um lamento da sua boca, só palavras de otimismo e coragem que serviram de inspiração e alento para todos nós.

Eu mesmo fui beneficiado pela sua solidariedade quando, internado no Hospital Sírio Libanês, recebi o alento da sua visita, portadora de estímulo e de esperança. Amigo de Sergipe, solidário à luta dos sergipanos e entusiasta do desenvolvimento do Nordeste, José de Alencar será lembrado com saudades por todos nós.

Nesse momento de tristeza, dirijo-me à sua família para transmitir os meus sentimentos e as homenagens do povo sergipano.

A presença de José de Alencar na vida brasileira foi marcante e digna da tradição das Minas Gerais; sua ausência será sentida. Mas, nos conforta a presença imorredoura do seu exemplo de empreendedor vitorioso, político honrado, Vice-Presidente leal, ser humano bondoso, brasileiro apaixonado por sua pátria.

Que Deus o acolha e conforte a sua família.
 
Marcelo Déda
Governador do Estado de Sergipe

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.