[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em alto mar, cerca de 50 trabalhadores da plataforma marítima PCM-9 da Petrobras se apertaram no auditório da unidade exploradora de petróleo, na última terça-feira, 27, para assistirem atentos à palestra do gerente do programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o médico Almir Santana. Na oportunidade, ele prestou esclarecimentos importantes aos trabalhadores que passam sete dias em alto mar, sem contato com o continente.

Tudo é superlativo quando se trata de plataforma marítima para exploração de petróleo. A PCM-9 é uma plataforma de exploração em águas rasas, que está ancorada a uma profundidade de cerca de 30 metros no fundo do mar. A uma distância de 16 km da costa, a unidade realiza a extração constante do principal combustível fóssil utilizado no mundo. Cerca de 100 trabalhadores dormem diariamente em confortáveis camarotes disponibilizados, além de contarem com espaços de lazer, academia, sala de televisão e de leitura.

Na ocasião da palestra, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em parceria com a gerência de operações da Petrobras, o assunto principal foi a saúde do homem. Assuntos como câncer de próstata, Aids, além de outras DSTs, tiveram muita atenção dos trabalhadores que fizeram diversos questionamentos ao médico da SES.

De acordo com Almir, no Estado já foram registrados 2906 casos de Aids. “Nosso papel de fazer a divulgação em locais de trabalho é estratégico, pois assim, atingimos um número maior de pessoas que nos ouvem com seriedade. É importante que eles tenham a informação dos exames necessários para cuidar de sua saúde e principalmente, de fazer o uso da camisinha e de outros métodos de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis”, destacou.

Para o trabalhador da plataforma, José Thomas Bezerra, as informações passadas foram muito proveitosas. “Vou inclusive pedir informação a Almir para saber se ele faz esse tipo de palestra em escolas particulares, onde nossos filhos estudam. Adquiri novos conhecimentos com certeza, com relação ao uso da camisinha, e com relação às doenças vinculadas a Aids, além de saber melhor sobre o exame de próstata”, garantiu.

O representante da CIPA da Petrobras, Manoel Walter, informou que o foco principal da CIPA é a prevenção. “Nada melhor do que trazer como professor o Dr. Almir Santana para informar toda a população embarcada aqui para falar justamente da importância de se prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a Aids. Então a CIPA do mar tem se preocupado bastante com esses temas, não só com a prevenção do pessoal aqui embarcada com as operações, dentro do cotidiano delas, ou seja, na vida lá em baixo. A gente precisa estar saudável para desempenhar bem as funções aqui em cima”, disse.

Dados da Aids em Sergipe

Com base em dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), atualizados entre o ano de 1987 e até o dia 31 de janeiro deste ano, em Sergipe já foram registrados 2906 pacientes portadores do vírus da Aids e 960 pessoas já vieram a óbito por conta da doença. Os municípios que registram o maior número de casos são: Aracaju (45,58%), Nossa Senhora do Socorro (9,56%), Itabaiana (5,94%), Estância (4,12%) e Lagarto (3,11%).

Atendimento

Diagnosticado a infecção por HIV, o paciente deve ir à unidade de Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado no Cemar em Aracaju. Para quem deseja fazer o teste, os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) estão disponíveis nas cidades de Aracaju, Estância, Lagarto, Socorro, Itabaiana e Propriá.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.